[layerslider id="15"]

Vida Saudável

Vida Saudável
06 jul 2018

capa south florida maio junhoVocê come frutas e verduras, não come frituras, nem bebe refrigerante e vai à academia regularmente. Será que é suficiente para se considerar saudável? Esses hábitos são de fato saudáveis, porém para levar uma vida saudável e realmente aproveitar os benefícios que vêm com ela, são necessárias adaptações em outros segmentos da sua rotina. Áreas que são indispensáveis como um conjunto, quando o objetivo é viver uma vida repleta de bem-estar.
A alimentação é um dos principais fatores a serem levados em consideração. Mas não basta comer frutas e verduras esporadicamente e evitar frituras e açúcar. É fundamental levar uma alimentação balanceada, comer salada no almoço e no jantar, evitar alimentos gordurosos, industrializados, processados, embutidos e compostos por ingredientes que não reconhecemos alimento, tais como corantes e conservantes. Quanto mais puro, simples, caseiro, fresco e orgânico melhor para a nossa digestão e saúde em geral. Uma dieta saudável e baseada predominantemente em plantas (frutas, verduras, legumes, leguminosas, raízes, sementes, grãos) contribui não somente como prevenção, mas no tratamento de doenças crônicas.
A hidratação, geralmente ignorada, é fundamental para a saúde. O consumo diário de água deveria ser em torno de 35 ml para cada quilo de peso corporal. Ou seja, para um adulto que pesa 70kg, a quantidade ideal de água seria aproximadamente 2,45 litros por dia. Evite refrigerantes, bebidas cafeinadas, alcóolicas e sucos, mesmo que naturais, pelo excesso de açúcar – neste caso prefira comer frutas inteiras, que lhe fornecerão fibra. Lembre-se que o corpo humano é composto por cerca de 60% de água, portanto a desidratação atrapalha suas funções mais básicas.
A atividade física é indispensável para a manutenção da saúde. A “American Heart Association” recomenda ao menos 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa. Lembrando que é mais gratificante praticar um exercício que você gosta, e fica mais fácil integrar à rotina. Procure incorporar movimento à sua vida, como estacionar o carro longe, levantar a cada hora ao longo do dia para alongar (ou beber água), e ser mais solícito em geral – levantando para pegar o controle remoto, buscar algo na cozinha ou documentos na impressora do escritório, assim você se moverá mais e todo movimento conta rumo à uma vida com mais disposição e saúde.
O controle do estresse, apesar de não ser levado muito em conta na busca pela vida saudável, é de extrema importância. Estresse pode piorar casos de doenças crônicas como a pressão alta e levar ao ganho de peso. Mantenha seus níveis de estresse baixos, não leve pequenos problemas a sério, busque soluções em vez de apontar problemas e procure relaxar, respirar, meditar e encarar situações difíceis com calma.
O sono reparador é outro fator que comumente não ganha a atenção necessária. Na correria do dia-a-dia, as horas de sono são trocadas por séries na TV, compromissos, ou atualizações nas redes sociais. Foque em oito horas de sono para se recuperar da prática de exercícios, repor as energias e se sentir renovado pela manhã. Para um sono de qualidade, desligue os eletrônicos uma hora antes de deitar, procure deixar o ambiente bem escuro e quieto, com uma temperatura agradável e o mais confortável possível. Não durma de barriga cheia, nem com fome. Se tiver dificuldade para dormir, faça um alongamento para relaxar os músculos e uma respiração controlada para se acalmar. Não se pressione a dormir, foque em relaxar, que o sono eventualmente virá.
Essas são apenas algumas áreas que podem ser adaptadas para uma vida mais saudável. São muitos os aspectos que merecem atenção: lazer, trabalho, relacionamentos, amor próprio, cuidados com o corpo, higiene, organização e diversas outros fatores influenciam o nosso bem-estar e com a devida dedicação, fica mais fácil incorporar hábitos saudáveis.
Levando uma vida saudável, você se sente melhor, respeita seu corpo, melhora o convívio com os que lhe rodeiam, o sono e sua performance nas mais variadas atividades. Dedique-se a viver de forma saudável e desfrute dos resultados positivos que surgirão naturalmente.

Desejando a você abundância de bem-estar.

Sabrina Powell

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!