[layerslider id="15"]

Tenha uma vida mais saudável, reduza seu peso – Suncoast

Tenha uma vida mais saudável, reduza seu peso – Suncoast
27 jan 2018

Dando continuidade ao artigo da edição passada, aqui vão algumas dicas práticas do que fazer para melhorar a sua saúde, ter um estilo de vida saudável e reduzir o seu peso.

 

  1. Respire e agradeça: Antes de iniciar qualquer refeição, respire fundo 5 vezes, assim você estará dando a oportunidade de sentir-se presente na vida, nem no passado, nem no futuro, aqui e agora, vivendo este momento. Isso serve para qualquer projeto que você estiver disposto a implementar. Menos depressão, menos ansiedade, melhor estado de saúde, maior controle do apetite também. E agradeça por ter condições de comer (muita gente neste momento gostaria de ter acesso a uma alimentação, sabia?). Seja grato, não somente pela refeição, mas, sobretudo, por sua saúde, pela sua vida e de seus entes queridos.

 

  1. Respiração adequada: Fornecerá o ingrediente básico da vida: oxigênio. Um corpo bem oxigenado funciona muito melhor, inclusive o processo digestivo, melhora a memória e concentração, favorece a disposição para atividade física. Ao final do dia, o cansaço será bem menor. Respire!

 

  1. Hidratação eficiente: Ponha como meta tomar água de forma contínua e em pequenas quantidades durante todo o dia. Dê-se de presente aquela garrafinha que irá com você nesta aventura no ano de 2018: A hidratação é a base para que seu organismo funcione bem. Outra dica: muitas vezes você não está com fome, está com sede!

 

  1. Frutas: Se você não tem este hábito de comer frutas todos os dias, determine um consumo de uma fruta no meio da manhã e outra fruta no lanche da tarde. Frutas simples, práticas de levar para todos os lugares (se bem que algumas frutas maiores você pode fracionar e por num saquinho tipo Zip), tenha na bolsa e aprecie sua fruta onde estiver. É sua oportunidade de parar a correria diária por 5 minutos. Aproveite para respirar fundo neste momento.

 

  1. Verduras: A salada pode ser incluída como entrada no almoço e no jantar. Ajudará a fornecer mais saciedade em cada refeição, ingerindo uma quantidade menor de alimentos. Os vegetais de forma geral são fontes de vitaminas e minerais, e poderosos antioxidantes.

 

  1. Produtos ultraprocessados: Reduza muito a compra de: biscoitos, recheados ou não, refrigerantes, bebidas artificiais em geral, sucos de caixinhas, achocolatados de caixinha, embutidos, enlatados, temperos prontos, refeições congeladas semi-prontas e pizzas congeladas. Os produtos ultraprocessados receberam tantos aditivos e tiveram sua estrutura tão modificada para ter um maior tempo de prateleira, que deixaram de ser alimento de verdade. Seus componentes trazem tantos malefícios para saúde que não os consideramos como alimentos. Então, inicie o ano com menos embalagens, mais alimentos de verdade e suas metas de melhorar qualidade de vida se tornarão uma realidade.

 

  1. Menos tempo de Tela: Se não resiste a uma tecnologia que te mantenha parado num lugar, use-a em seu favor. Adicione aplicativos que monitore seus passos para ter consciência de quanto realmente tem se movimentado ao longo do dia e quanto precisa melhorar. Se não pode ou não gosta de fazer caminhadas, dance! Dance em casa mesmo com suas músicas favoritas. Mexa-se de forma feliz. Isso ajudará a reduzir o estresse do cotidiano e eliminar aquelas dores de tensão que tanto você reclama.

 

  1. Tome Sol. A deficiência de Vitamina D é muito prevalente em nosso meio e guarda associação com o excesso de peso, alterações hormonais e uma série de problemas de saúde que são considerados doenças da modernidade, que inclusive tem associação com depressão. De forma geral, uma hora de exposição ao sol é suficiente para fornecer a vitamina D metabolicamente ativa para um bom estado nutricional desta vitamina. Se estiver com deficiência, vai precisar de suplemento. Converse com seu médico e/ou nutricionista.

 

Resumindo: Esteja presente no agora, menos passado, menos futuro. Seja grato pelo que já alcançou, permita-se sentir-se feliz pelo que é e tem neste momento. A felicidade não é algo a alcançar depois, nós não sabemos o dia de amanhã, sejamos felizes no hoje. Hidrate-se, nosso corpo necessita de muita água para manter um metabolismo em equilíbrio, uma água potável é suficiente, não tem mistério. Frutas e verduras, seu consumo tem sido associado, em milhares de estudos científicos, com efeitos benéficos à saúde sob diversos aspectos, desde o funcionamento intestinal, quanto com a longevidade, redução de doenças cardiovasculares, redução de peso e retardo do envelhecimento de uma forma geral. Prefira comida de verdade, desembale menos e descasque mais! Preste atenção em sua respiração, essa atitude pode te livrar de um infarto, te ajudará a comer menos, a digerir melhor os alimentos. Não fique parado, mexa-se através de alguma atividade que te dê prazer e promova relaxamento e não se esconda tanto do Sol.

 

São medidas simples, mas efetivas. Não esqueça que para mudar qualquer rotina a persistência é primordial. Coloque como meta 21 dias insistindo em cada aspecto que deseja mudar. Após este período seu cérebro registrará a mudança e a aceitará como novo hábito.

 

   Pollyanna Patriota – Doutora em Nutrição

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 16 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!