[layerslider id="15"]

Tipos de clientes e como atendê-los

Tipos de clientes e como atendê-los
16 dez 2018

CAPA BRAZILUSA SOUTH FLORIDA 38É um grande erro acreditar que todos os nossos clientes são iguais e devemos atendê-los da mesma maneira. Cada pessoa é única e procura coisas diferentes quando chegam à nossa empresa. Alguns querem eficiência, outros querem qualidade, outros buscam atenção especial. Por isso, é importante identificar as características do consumidor e aplicar a estratégia adequada para conseguir vender.
Vamos identificar alguns tipos de clientes e qual é a estratégia mais conveniente para aplicar em cada caso.

1. O detalhista
Começamos com um cliente para quem os detalhes e as características específicas do seu produto são tudo. Não é conveniente invadi-los com perguntas sobre suas necessidades, porque ele está em busca de fatos. Esse tipo de cliente geralmente pesquisa e procura informações sobre sua oferta e as compara com seus concorrentes. Não procure um relacionamento de longo prazo, então você deve se concentrar nos detalhes.

2.O indeciso
Eles são pessoas que precisam do seu produto ou serviço, mas eles realmente não sabem disso. Existem vários casos de empresas com um produto muito bom, focado em cobrir uma necessidade latente, mas falharam porque não encontraram uma maneira de atingir seu mercado potencial.
Se você se depara com um consumidor desta categoria, o melhor é não se desesperar em vender, melhor se colocar no papel de consultor e fornecer soluções personalizadas para encontrar o que você não sabe que precisa. Concentre-se no serviço.

3. O carente
Esses clientes devem ser tratados de maneira muito personalizada. É muito importante que você os conheça e descubra seus interesses. Você deve estar muito atento e curioso com eles.
Demonstre que eles são realmente importantes para a sua empresa. Se você for bem-sucedido, terá um cliente leal e lucrativo.

4. O Sabe tudo
Aqui, a marca e reputação que você construiu com a sua empresa é muito importante, porque os clientes nesta categoria dão grande importância a este elemento. Um exemplo claro é uma empresa de consultoria que possui uma carteira de clientes composta por importantes empresas do setor, neste caso é muito provável que outras grandes empresas o considerem para comprar seus serviços.

5. O precavido
Para alguns, o fundamental não são os preços baixos, mas a garantia de qualidade e eficiência, por isso você deve criar políticas que lhe permitam cumprir um serviço eficiente e oferecer produtos de alta qualidade. Esses clientes pagarão muito bem se você lhes der essas garantias.

6. O impaciente
Se você perceber impaciência, tensão ou desespero em um cliente em potencial, talvez seja melhor deixar de lado todos os desvios e ir diretamente ao ponto final da venda. Existem certos produtos e serviços onde predomina este tipo de consumidor, por exemplo, na venda de seguros e serviços financeiros. Mostre-lhes confiança e venda-os rapidamente.

Você deve estar atento aos sinais e perceber quem são seus clientes potenciais.

Rosangela Freire Monte Santo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!