[layerslider id="15"]

Terapia Holística – Técnicas Milenares a Serviço da Odontologia Moderna – Orlando

Terapia Holística – Técnicas Milenares a Serviço da Odontologia Moderna – Orlando
09 jan 2018

Terapia Holística… Não é segredo para ninguém o quanto um tratamento dentário pode ser assustador para alguns, porém muita gente não sabe que em pleno século vinte e um, diante de tecnologias tão avançadas e equipamentos ultra modernos, recursos milenares usando elementos naturais que são capazes de controlar o corpo e a mente humana, podem ser um fortíssimo aliado contra o medo e a ansiedade.

 

Cada vez mais profissionais de saúde se aproximam de uma abordagem mais holística a seus tratamentos. Isto significa entender o paciente como um todo e não limitá-lo aquilo do qual ele(a) se queixam. Essa visão global do indivíduo nos possibilita tratar não só o que os incomoda, como também, coisas que às vezes passam despercebidas (embora sejam partes fundamentais do problema).

 

Vou citar como exemplo a minha área, a odontologia. Um paciente com dor de dente consequentemente é um paciente com alto nível de estresse, ansiedade e intolerância. Se os aspectos psicológicos que acompanham a sua dor não forem controlados, o tratamento será muito mais difícil tanto para o profissional quanto para o paciente. Vocês devem estar se perguntando: “O que fazer para contornarmos esta situação?” Vou citar alguns elementos que uso em minha prática diária e que diferem da medicina ocidental, caracterizada pelo forte uso de medicamentos farmacêuticos.

 

Terapia de toque em pontos estratégicos como certos músculos e tendões podem trazer um alívio imediato a muitos problemas articulares e uma drástica redução de sintomas causados por bruxismo, tensão, desalinhamentos, distúrbios na mordida etc. A combinação de massagem com terapias convencionais também resulta em melhores resultados para o paciente. Hoje, cadeiras odontológicas podem ter massagem e aquecimento embutidos, gerando muito mais conforto para quem está sendo tratado.

 

O uso de pedras quentes ou frias também se faz cada mais presente. Pedras vulcânicas aquecidas proporcionam um aumento da circulação sanguínea no local aplicado e um alto grau de relaxamento muscular. Pedras frias como o mármore, por sua vez, produzem uma diminuição do fluxo sanguíneo, o que pode diminuir inchaço e inflamação acelerando o processo de cicatrização.

 

A Aromaterapia (minha favorita) consiste no uso de óleos essenciais usados para equilibrar e promover a saúde de corpo, mente e espírito com aromas que podem tanto relaxar como ativar sensações de bem-estar ao paciente, removendo ansiedade e estresse.

 

Uma abordagem holística aliada a técnicas convencionais quando aplicadas juntas com excelência, integridade e responsabilidade, resultarão em uma experiência inesquecivelmente positiva para o paciente odontológico, substituindo medos por sorrisos!

 

Até a próxima!

Dr. Gustavo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!