[layerslider id="15"]

Tenha uma vida mais saudável, reduza seu peso.

Tenha uma vida mais saudável, reduza seu peso.
03 jan 2018

Uma vida mais saudável …

Estamos findando mais um ano e iniciando nosso período de reflexão. Momento onde paramos para analisar o que planejamos no ano passado, o que foi possível executar e o que nos ocorreu mesmo sem planejarmos: mudanças, alegrias, conquistas. Neste período costumamos fazer nossos planos e estabelecer metas para o novo ano que iniciará. Estas metas, quando pensamos em cuidar da saúde, frequentemente estão relacionadas ao desejo de reduzir peso. Dessa forma, resolvi deixar alguns lembretes que considero importantes para ajudá-los nesta tarefa:

 

  • Quanto preciso reduzir do meu peso? Esta primeira análise somente terá resposta satisfatória se você estiver junto ao nutricionista fazendo uma avaliação completa sobre seu estado de saúde. Isso depende não somente do seu índice de massa corporal, mas de sua compleição corpórea e composição corporal, idade e estado fisiológico, por exemplo.

 

Mas deixo algumas dicas: seu peso é consequência de anos de um determinado estilo de vida (o que come, a atividade física diária, o estresse, a ansiedade), também de alterações metabólicas normais que ocorrem com o passar da idade, assim como o fator gestação (múltiplas ou não), amamentar ou não amamentar, são fatores que influenciam. Cito apenas alguns fatores mais conhecidos para ajudar na reflexão e definição de suas metas.

 

  • Quer perder peso? Quanto e em quanto tempo?

Saiba que a perda rápida de peso está associada a danos no metabolismo celular. Sim, nosso organismo necessita de tempo para recobrar o equilíbrio interno, digamos assim.

 

Uma perda rápida de peso pode causar maiores problemas como, por exemplo, elevação dos processos inflamatórios próprios da obesidade. Um exemplo grave disso é a esteatose hepática (fígado gorduroso) que tende a piorar com a perda rápida de peso (perda maior que 2 kg / semana). O ideal para um adulto é a redução progressiva de 0,8kg a 1,2Kg / semana. Manter esta redução é mais importante do que reduzir rapidamente e voltar a elevar o peso (o tal efeito sanfona).

 

  • Existem alimentos que me farão perder peso? Eu gostaria muito de dizer que existem, mas não existe nenhum alimento milagroso ou que faça uma pessoa reduzir o peso de forma saudável.

 

A cada dia mais e mais estudos são desenvolvidos para testar os efeitos de diversos alimentos e/ou nutrientes específicos para saúde humana. Os produtos mais vendidos com esta finalidade: chá verde, branco, vermelho, chá de hibisco, quinoa, ração humana, chia, suco verde ou detox, goji berry, glúten free, lactose free e agora o tão divulgado jejum intermitente.

 

Muitas pesquisas foram desenvolvidas para testar o efeito destes produtos/dietas na saúde humana. Lembrem que a maioria dos estudos são realizados em ratos, sob condições controladas em laboratório. Já sabemos que não somos ratos e que nunca estaremos em condições controladas como ocorre no laboratório. Além disso, um alimento pode mesmo ser rico em um determinado nutriente, porém nosso organismo funciona como uma orquestra. Caso todos os instrumentos não toquem em equilíbrio, cada um no seu momento, o resultado será sempre desarmônico.

 

Mas por que tanta divulgação destes produtos? A indústria da perda de peso e da estética está apenas fazendo seu papel, investindo na publicidade massiva de seus produtos para gerar lucro. A maioria não provoca males à saúde de forma direta, isso é verdade. Mas veja lá nas letras bem pequenas um alerta importante, alguns trazem em suas embalagens o esclarecimento de que este produto deve ser associado a um estilo de vida saudável. Antioxidantes são encontrados em diversas frutas e outros vegetais presentes na natureza e que podem ser incluídos em nossa alimentação diária e por isso, só necessitamos de cápsulas de nutrientes quando estivermos em situação de deficiência comprovada. Um profissional de saúde fará a prescrição adequada para cada caso.

 

Confira na próxima edição o que você pode fazer para melhorar a sua saúde, ter um estilo de vida saudável e reduzir o seu peso.

 

Um feliz novo ano para todos vocês!

Pollyanna Patriota – Doutora em Nutrição

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!