[layerslider id="15"]

Sinuê Zardo: Quase 30 anos de história no futebol – South Florida

Sinuê Zardo: Quase 30 anos de história no futebol – South Florida
08 jan 2018

Por Daniel Perissé

Nos Estados Unidos desde 2013, Sinuê Zardo está fazendo parte de diversos projetos ligados ao futebol no sul da Flórida. Ele é assistente técnico da equipe masculina da Barry University, da cidade de Miami Shores, e do Miami Dade, time semi profissional pelo qual atuou o meia Emerson, também com passagem pelo Grêmio.

Além disso, o ex-jogador também é diretor técnico do FC Ginga, equipe criada em 2016 e que atualmente faz parte de uma das conferências da United Premier Soccer League (UPSL), liga semi-profissional americana.

Paralelo aos trabalhos em equipes, Zardo faz parte do Águia Instituto do Futebol, grupo de estudos para o desenvolvimento do esporte, e participa da Autism Soccer, iniciativa que leva o futebol para crianças com autismo no sul da Flórida.

 

Como profissional, Zardo passou pelo Avaí, Rangers de Talca (Chile), Danúbio (Uruguai), Esposense (Portugal), Antigua (Guatemala) e outros clubes brasileiros. Em 1999, ele trocou os gramados pelos estudos e, em 2004, se formou Bacharel em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Paralelamente à parte acadêmica, Zardo também foi treinador, levando o time da Unisinos a dois títulos e um torneio internacional, este último realizado no Uruguai.

Outro de seus trabalhos como treinador foi nas categorias de base do próprio Grêmio, onde esteve de 2000 a 2005. Em seguida, transferiu-se para a também gaúcha Ulbra, onde logo passou a fazer parte da comissão técnica da equipe profissional, ficando até 2006. Seus trabalhos seguintes foram no Mogi Mirim, em São Paulo, e no Luverdense, do Mato Grosso, também profissional.

No ano de 2008, Zardo concluiu uma Pós-Graduação em Treinamento Esportivo de Futebol e Futsal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Dois anos depois veio a primeira experiência internacional como treinador, em equipes de base da Coreia do Sul e Itália, intercalada com um trabalho em 2011 como preparador físico do São José, tradicional equipe de Porto Alegre.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!