[layerslider id="15"]

Seu filho não gosta de ler?

Seu filho não gosta de ler?
03 nov 2018

Como estimular a leitura infantil e vencer esse desafio em meio a expansão tecnológica? Como incentivar uma criança a ler em um cenário, em que as informações estão a um clique de distância, deixando pouco espaço para imaginação?
Estimular esse costume nos pequenos de fato não é uma tarefa simples, meio ao boom tecnológico das últimas décadas, a leitura vem sendo substituída frequentemente pelos videogames, televisão, computadores e agora pelos smartphones.
Diante desse cenário, o que você pode fazer para incentivar a sua criança a gostar de ler?
Se você está lidando com esses questionamentos, sugiro algumas dicas que ajudará você a incentivar a leitura com o seu filho.
1. Seja um exemplo de leitor
Toda criança precisa de um exemplo. Seja essa referência. Deixe ele ver você lendo com frequência e falando sobre o que leu.
2. Leia para a sua criança
Descubra quais são os assuntos de interesse de seu filho, para chamar a atenção e transforme os momentos de leitura em atividade em família.
3. Seja criativo para atrair atenção e despertar o interesse
Dramatize cenas, simule vozes nos tons altos ou tons baixos. Deixe sua criança ser o autor, ela poderá comentar e até mudar o fim da história.
4. Utilize a tecnologia a seu favor
Não se pode ignorar a tecnologia. Pelo contrário, ela deve ser usada como ferramenta importante. A leitura digital permite que crianças e adolescentes que não tem acesso a compra de livros, por conta do custo, possam acessá-los de maneira mais fácil.
5. Alie a leitura a outras atividades divertidas
Associar a leitura a passeios, assim ela poderá ver de perto sobre o que está lendo. Se a leitura for sobre animais, por exemplo, ir ao zoológico e conhecer um pouco mais sobre os animais tornará a leitura mais significativa.
É importante os pais mostrarem para a criança que a leitura está presente em vários momentos do nosso dia a dia. Simples atitudes como ler uma história antes de seu filho dormir ou convidá-lo para ir a um sarau em uma livraria, são iniciativas que podem fazer a diferença e formar, no futuro, leitores mais críticos e apaixonados por livros.

Tatyana Melo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!