[layerslider id="15"]

Seu filho está perdendo o Português?

Seu filho está perdendo o Português?
03 dez 2018

BRAZILUSA ORLANDO 94 CAPAO primeiro desejo quando o imigrante brasileiro chega aqui nesse país é aprender o Inglês, por inúmeros motivos. Para conquistar esse desafio começa a criar estratégias, como envolver-se na cultura americana, assistir filmes em inglês e quando percebe seu filho que estava ali, o tempo todo, aprendeu muito mais rápido do que você. Que alegria não é verdade? Mas, o tempo passa e quando você percebe, seu filho já não sabe ler e não entende as mensagens dos familiares em Português. Recusa-se em falar algumas vezes e quando chega na fase crítica da adolescência é que existe uma resistência ainda maior.
Aprender um segundo idioma tem sobre o cérebro o mesmo tipo de efeito que a musculação exerce sobre os músculos. E o impacto do aprendizado é muito maior na infância, quando o cérebro ainda está em desenvolvimento.
No entanto, os pais não devem desistir. Continue falando português com seu filho. Ser bilíngue é um grande diferencial.
Não estou falando unicamente sobre o uso da língua, mas sobre a importância de forma ampla que ela traz para nossa vida. As histórias contadas pelos avós, as brincadeiras populares, os grandes autores e compositores brasileiros. É essa sensação de pertencimento, a cultura, a origem e as raízes que os pais devem fortalecer diariamente em suas casas. O aprendizado do Português auxilia na construção da identidade cultural. Imagina só, um brasileiro não saber falar e nem ler em Português.
Além dos pontos abordados acima, o bilinguismo amplia as oportunidades de trabalho em um mundo cada vez mais globalizado, promove criatividade e impulsiona o raciocínio crítico, e segunda a pesquisadora neurocientista Ellen Bialystok, o uso regular de duas línguas previne o aparecimento de sinais de Alzheimer. Por esse e os inúmeros motivos crie estratégias para ensinar seu filho a aprender a amar a sua língua de herança, ele levará para toda a vida.

Tatyana Melo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!