[layerslider id="15"]

Recadastramento Eleitoral

Recadastramento Eleitoral
13 abr 2018

Este ano, o Consulado-Geral do Brasil em Miami disponibilizou um novo sistema de recadastramento de eleitores do Tribunal Superior Eleitoral, denominado Título Net.

 

O Título Net possibilita que a Justiça Eleitoral elabore mapeamento da localidade de residência dos eleitores no exterior, o que permitirá uma definição mais acurada dos locais de votação e com o objetivo de reduzir os níveis de abstenção nas eleições de 2018.

 

Todos os brasileiros residentes na jurisdição do Consulado-Geral em Miami (Flórida, Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico), mesmo aqueles em situação eleitoral regular, devem fazer o recadastramento no novo sistema, que se encontra disponível até 9 de maio de 2018.

 

Tendo em vista o expressivo crescimento da comunidade brasileira na região de Orlando, o Consulado obteve autorização para abertura de seção eleitoral naquela cidade. O recadastramento dos eleitores residentes na região de Orlando é essencial para viabilizar a nova seção.

 

Quer ser mesário voluntário nas Eleições Presidenciais?

O Consulado-Geral em Miami está abrindo a vagas para mesário voluntário nas Eleições Presidenciais de 2018. Inscreva-se como mesário voluntário, e se envolva diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do Brasil. Na Flórida, a votação acontecerá em Miami e em Orlando.

 

É possível atuar em diferentes funções: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente. Cabe ao mesário também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir os trabalhos de votação.

 

Todo brasileiro com situação eleitoral regular pode ser inscrever para ser mesário, exceto candidatos e seus familiares (até o segundo grau); membros de partidos políticos; autoridades; agentes policiais; funcionários do Poder Executivo; funcionários do serviço eleitoral; e menores de 18 anos.

 

Atenção: O serviço prestado pelo mesário é voluntário e não gera remuneração.

 

As eleições acontecerão nas seguintes datas:

7 de outubro – domingo – 1º turno

28 de outubro – domingo 2º turno

 

Para mais informações sobre o recadastramento e como ser mesário voluntário acesse o website do consulado: miami.itamaraty.gov.br.

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!