Recadastramento Eleitoral
03 jan 2018
Neste ano, o Consulado-Geral do Brasil em Miami disponibilizou novo sistema de recadastramento de eleitores do Tribunal Superior Eleitoral, denominado Título Net.
O Título Net possibilita que a Justiça Eleitoral elabore mapeamento da localidade de residência dos eleitores no exterior, o que permitirá uma definição mais acurada dos locais de votação e consequente redução dos níveis de abstenção nas eleições de 2018.
Todos os brasileiros residentes na jurisdição do Consulado-Geral em Miami (Flórida, Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico), mesmo aqueles em situação eleitoral regular, devem fazer o recadastramento no novo sistema. Em razão da proximidade das eleições, o recadastramento somente estará disponível até o início de maio de 2018.
Tendo em vista o crescimento da comunidade brasileira na região de Orlando, o Consulado-Geral em Miami está trabalhando na abertura de seção eleitoral naquela cidade. O recadastramento dos eleitores residentes na região de Orlando é essencial para viabilizar esse objetivo.
Informações detalhadas sobre o preenchimento do Título Net podem ser encontradas no endereço miami.itamaraty.gov.br.
O agendamento de serviços consulares não está à venda!
Têm sido observados casos de venda de horários de agendamento dos serviços consulares. Esses casos configuram crime de estelionato, já que o agendamento é o sistema de distribuição de serviços públicos e não está à venda.
Essa prática prejudica a comunidade brasileira, pois muitos dos horários de agendamento, disponibilizados gratuitamente, são tomados por pessoas e empresas que vendem ilegalmente as vagas para a comunidade.
O Consulado-Geral está coletando dados sobre pessoas e empresas que compram e vendem horários de atendimento, com a finalidade de aplicar as medidas legais cabíveis, tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. Além disso, o atendimento consular será recusado a quem se apresentar com vaga comprada.
Não compre de terceiros vaga de atendimento consular. Caso seja oferecida a compra de vaga, denuncie pelo e-mail consular.miami@itamaraty.gov.br.
Great job…👏👏👏👏