[layerslider id="15"]

Raphaelismo Clássico, um estilo fotográfico que vai te capturar

Raphaelismo Clássico, um estilo fotográfico que vai te capturar
16 dez 2018

CAPA BRAZILUSA SOUTH FLORIDA 38Por Flávia Ferreira

Um fotógrafo e designer gráfico brasileiro está com tudo por aqui e promete agitar o cenário artistico da região. Raphael Gomes expos no ArtBrazil 2018 em setembro com a série multicultural de retratos masculinos, “Men, Raw and Real”, que surgiu com a ideia de expor a grande diversidade cultural no Sul da Flórida e unificar todas as raças com o lema “We all shine under the same light”. Após a grande repercussão da produção, com convites para expor todos os retratos da exposição em Portugal e Brasil, o artista está concluindo uma série de retratos femininos para 2019.
O projeto “Men, Raw and Real” foi produzido sob uma técnica de iluminação dramática, utilizando uma só luz com a inclusão de texturas e cores na pós produção para obter um clima “Classic Vintage” único e exclusivo. O artista conta que a série teve a participação de mais de 20 homens, entre eles, brasileiros, “índio americano”, negros, europeus, latinos, asiáticos, africanos, entre outros, com seus diversos estilos, personalidades singulares, retratando de forma, “crua” e real, espontâneamente quem eles realmente são e o que representam para sociedade.
O sucesso dessa série se deve em muito pela intimidade do brasileiro pelo gênero adotado, uma vez que se declara um apaixonado pela fisionomia humana e pelas coisas que pode produzir com técnicas de iluminação e pós-produção. “Eu adoro rostos e procuro extrair o que cada um tem de melhor, expor o personagem escondido dentro das pessoas e contar suas histórias”. Tudo isso junto em um estilo único, descrito com bom-humor pelo profissional como “Raphaelismo Clássico”, com a base no Fine Art, alguns toques vintages e de fantasia, uma vez que ele acredita que toda a foto tem que ser uma obra de arte e expressar os sentimentos de todos os envolvidos. “Essa visão vem das pinturas dos grandes mestres das artes plásticas, onde foco na paleta de cores, composição, harmonia, iluminação, poesia. Nos filmes clássicos, até na música, que impulsiona o processo criativo, na natureza, nos rostos, na vida”, conta Raphael.
É essa compreensão artística, possível detectar nas fotos e na própria fala do fotógrafo, que ele considera como sendo primordial para um bom profissional da área. “ É importante ter amor por essa arte, criatividade, sensibilidade, uma boa noção de composição poética, além, é claro, de entender a ciência e mecanismos do equipamento fotografico e softwares de edição, através de treinamento e educação de qualidade, posteriormente de forma em que isso se torne uma intimidade natural, Mas sempre defendendo a sua interpretação e criatividade”, explica.
A relação natural com a fotografia está no sangue do profissional, uma vez que o tio trabalhava na área e tinha uma relação bem próxima com o ainda pequeno Raphael. Ele brinca que o primeiro contato com a profissão ocorreu ainda dentro da barriga de sua mãe, já que a matriarca passou grande parte da gestação na casa do tio fotógrafo e artista plástico, fotografando, revelando negativos de fotos em preto e branco e pintando. No entanto, em 1997, com 15 anos de idade, foi quando fez o primeiro curso de fotografia no Rio de Janeiro (cidade natal), ainda na era do filme, 35mm.
Foi nesse ano que começou, de fato, a carreira na fotografia atuando como assistente de um amigo fotógrafo. Posteriormente aqui nos EUA, buscando se aperfeiçoar e qualificar profissionalmente, formou-se no Art Institute of Fort Lauderdale, em Design Gráfico e fotografia. “Acredito que é algo que está no sangue, a veia artística, pois desde jovem sempre me encontrei admirando a fotografia, o processo criativo e observando tudo a minha volta com um enquadramento e composição imaginária, meio louco né, mas é como enxergo o mundo, uma série de fotogramas, um filme cheio de personagens e cenas interessantes, um mundo mágico que eu precisava participar e encontrei isso na fotografia”, disse o fotógrafo.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Raphael Gomes, você pode acessar o site:
raphaelgomesart.com ou seguí-lo nas redes sociais:
@raphaelgomesart

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!