[layerslider id="15"]

Provocações…

Provocações…
07 jul 2018

CAPA BRAZILUSA ORLANDO 90O texto de hoje será menos reflexivo e mais prático, quase uma provocação.
Qual o tamanho da sua rede de contatos (networking)? Todos assumimos que temos uma rede de bom tamanho, mas chegou a hora de ver o real tamanho dela. Papel e lápis na mão (sou das antigas, mas quem quiser, pode usar o celular). Tente lembrar de todos que você conhece. Dependendo do grau que você quiser chegar, chegará em umas 400 a 700 pessoas. Mas ainda assim, são somente nomes e algumas referências. Escreva agora quem você teve contato, pelo menos duas vezes, nos últimos 2 meses (por contato entenda encontro, mensagens trocadas, telefonemas, e-mails, etc). Destes, quem você teve contato pelo menos 5 vezes. Aí esta sua rede. Qual o tamanho dela? Não acredito que deva passar de 60 pessoas. Este é a sua “conta corrente” de networking. Precisa ser mantida, claro, mas também precisa ser expandida. Faça um teste: tente expandi-la e aumentar pelo menos mais 14 pessoas na próxima semana. Não é muito, duas pessoas por dia. Para expandir, pode tanto recuperar contatos antigos (mais fácil) ou conhecer gente nova (mais difícil, mas as vezes mais proveitoso).
Um outro exercício interessante antes de expandir sua rede, é saber quais são seus objetivos a curto e longo prazo. Pode ser que você esteja querendo comprar um carro, pode ser que esteja querendo companhia para ir à NASA (aceito convites!), pode ser que esteja querendo saber como aumentar seu ‘score’. Não sei, mas isso tudo pode te direcionar para ter maior chance de sucesso dentro da rede. Por exemplo, se você está pensando em comprar um carro, onde tem pessoas que podem te ajudar? Talvez seja hora de visitar aquele seu gerente de banco que você nunca vê e receber recomendações dele. Quer ir a NASA? Visite a loja de boardgames geek da sua região e conheça o pessoal. A chance de conhecer gente pra atingir o objetivo será maior.
Objetivos definidos? Agora é hora de escolher o que quer fazer, recuperar contatos ou criar novos. Para recuperar contatos, veja nos seus objetivos quem tem mais chances de ter a informação que você quer. Lembra aquele amigo que contou a historia de um ótimo car dealer? Que mais você lembra desta pessoa? Talvez seja a hora de contatá-la. Mande um oi, lembra algo que fizeram no passado, lembra algo que vocês tem em comum, relacione com o seu dia a dia hoje. Ex. “Oi João, blz? Estava vendo meu score esta semana e vi que atingi 680 pontos. Lembrei que falávamos disso há muito tempo. Descobri um app novo que me ajudou nisso, você ainda tem interesse no tema?” É simples, rápido, indolor. E pode ter ganhos para ambos os lados!
Caso opte por conhecer gente nova, pense nos lugares que gente afinada com seus projetos frequenta. E se conseguir, for bravo o suficiente, vá sozinho. A chance de conseguir conhecer mais gente quando vai sozinho(a), é maior. Mas vá, não fique em casa comentando nos grupos de Facebook. Esta semana é hora de expandir, de fazer acontecer.
No final da semana, reconte, não só seus contatos usando os mesmo critérios, mas os ganhos (informações, novos contatos etc) que obteve ao fazer estes contatos.
Boa sorte. E depois me conte como foi. Ficarei muito feliz em receber seu e-mail giucomport@gmail.com

Giuliano Garbi

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!