[layerslider id="15"]

Projeto e decoração de áreas externas

Projeto e decoração de  áreas externas
07 set 2018

CAPA BRAZILUSA SOUTH FLORIDA 36A área externa é como o cartão de visitas de um projeto arquitetônico. Seja um espaço de lazer, um terraço gourmet, uma varanda ou um simples jardim, esse ambiente merece criatividade na decoração, mas sempre com uma atenção especial na escolha dos materiais, pois eles devem resistir à exposição ao sol, à chuva e, em áreas litorâneas, à maresia e umidade excessivas.
Ao projetar residências devemos ter sempre o mesmo cuidado com as áreas externas que com as cobertas, pois em muitos casos grande parte das atividades de reunião e lazer dos usuários acontecerão nessas áreas então devem ser planejadas de forma eficiente e adequada.
A beleza e coerência com o projeto arquitetônico são fatores importantes e esses elementos tornam-se componentes da obra no conjunto. Por isso todo o cuidado é pouco na criação dos equipamentos, sua concepção e especificação de materiais além do dimensionamento de suas proporções para que sempre exista um equilíbrio entre formas, cheios, vazados, luz, blocos construídos, espaços livres, ar, água e vegetação.
Veja abaixo alguns itens que garantem conforto e eficiência no projeto de áreas externas:

Iluminação Apostar nas luminárias externas para variar ambientações, graças ao uso de diferentes focos cores e intensidades. Esses recursos valorizam os ambientes externos ascendem as construções o jardim depois do entardecer, valorizam as propriedades além de trazer charme e segurança.

Iluminação
Apostar nas luminárias externas para variar ambientações, graças ao uso de diferentes focos cores e intensidades. Esses recursos valorizam os ambientes externos ascendem as construções o jardim depois do entardecer, valorizam as propriedades além de trazer charme e segurança.

Pergolados Além de oferecer sombra, os pergolados oferecem charme e aconchego às áreas externas. Podem ser feitos com travessas de madeira certificada ou pedra, bambu e concreto ou até cabos de aço. Nesse nosso projeto a pérgola junto com o espelho d’água ambientam a área social da residência e abrem interessante perspectiva para o jardim e vista da propriedade.

Pergolados
Além de oferecer sombra, os pergolados oferecem charme e aconchego às áreas externas. Podem ser feitos com travessas de madeira certificada ou pedra, bambu e concreto ou até cabos de aço. Nesse nosso projeto a pérgola junto com o espelho d’água ambientam a área social da residência e abrem interessante perspectiva para o jardim e vista da propriedade.

Espelhos d’água Além de tanques, a água pode marcar presença em cascatas e fontes. O projeto luminotécnico faz toda diferença e pode explorar o uso de luminárias de borda ou subaquáticas. Além disso, vale abusar dos revestimentos de fundo, como pedriscos, pastilhas de vidro coloridas ou seixos, e das superfícies laterais, como mármore, madeira ou granito. Tochas de fogo em locais estratégicos também podem ser usadas.

Espelhos d’água
Além de tanques, a água pode marcar presença em cascatas e fontes. O projeto luminotécnico faz toda diferença e pode explorar o uso de luminárias de borda ou subaquáticas. Além disso, vale abusar dos revestimentos de fundo, como pedriscos, pastilhas de vidro coloridas ou seixos, e das superfícies laterais, como mármore, madeira ou granito. Tochas de fogo em locais estratégicos também podem ser usadas.

Mobiliário Móveis de fibra sintética, madeira de reflorestamento ou descarte, alumínio ou aço inox são mais resistentes às intempéries da natureza. Mesas e cadeiras com pés altos ou rodízios também oferecem vantagens em ambientes externos, pois evitam o contato direto dos estofados com o chão e facilitam alterações de layout. Os tecidos devem ser impermeáveis e mais resistentes. Geralmente são tingidos em processos mais sofisticados que os tecidos normais, são mais preparados para o sol, água e calor. Tem ainda tratamentos contra raio UV, bactérias e mofos.

Mobiliário
Móveis de fibra sintética, madeira de reflorestamento ou descarte, alumínio ou aço inox são mais resistentes às intempéries da natureza. Mesas e cadeiras com pés altos ou rodízios também oferecem vantagens em ambientes externos, pois evitam o contato direto dos estofados com o chão e facilitam alterações de layout. Os tecidos devem ser impermeáveis e mais resistentes. Geralmente são tingidos em processos mais sofisticados que os tecidos normais, são mais preparados para o sol, água e calor. Tem ainda tratamentos contra raio UV, bactérias e mofos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fogo de chão Fogueira é como um ímã de gente no inverno: é só acender para todo mundo se acomodar ao redor dela. No entanto, dá trabalho e faz sujeira. Uma solução mais prática é reservar um espaço do jardim para um fogo de chão. À lenha ou nas versões sustentáveis à gás ou com pedras vulcânicas, com certeza será a principal atração para os dias frios ao ar livre.

Fogo de chão
Fogueira é como um ímã de gente no inverno: é só acender para todo mundo se acomodar ao redor dela. No entanto, dá trabalho e faz sujeira. Uma solução mais prática é reservar um espaço do jardim para um fogo de chão. À lenha ou nas versões sustentáveis à gás ou com pedras vulcânicas, com certeza será a principal atração para os dias frios ao ar livre.

Pedras A textura e as cores das rochas dinamizam e dão caráter à decoração de superfícies, caminhos e canteiros. As pedras são atérmicas, ótima opção para os pisos entre vegetação e são fartas em muitas regiões. Indicadas onde isso acontece, pois o seu transporte pode ser um fator limitador.

Pedras
A textura e as cores das rochas dinamizam e dão caráter à decoração de superfícies, caminhos e canteiros. As pedras são atérmicas, ótima opção para os pisos entre vegetação e são fartas em muitas regiões. Indicadas onde isso acontece, pois o seu transporte pode ser um fator limitador.

Jardins Cervas vivas, paredes verdes e barreiras vegetais são elementos de paisagismo que servem para delimitar os terrenos e podem agregar beleza as propriedades, emoldurando as áreas e ainda trazendo privacidade. A vegetação aparece em diferentes formas: gramados, canteiros e árvores, painéis, pérgolas como coberturas. Para mantê-los sempre verdejantes, a manutenção é fundamental, mas parte da escolha de espécies adequadas. Por isso deve se estudar previamente as características de cada planta, alem de realizar regas e aplicação de fertilizantes periodicamente após o plantio. A irrigação é outro fator imprescindível e acompanhamento de um especialista uma vez ao mês

Jardins
Cervas vivas, paredes verdes e barreiras vegetais são elementos de paisagismo que servem para delimitar os terrenos e podem agregar beleza as propriedades, emoldurando as áreas e ainda trazendo privacidade.
A vegetação aparece em diferentes formas: gramados, canteiros e árvores, painéis, pérgolas como coberturas. Para mantê-los sempre verdejantes, a manutenção é fundamental, mas parte da escolha de espécies adequadas. Por isso deve se estudar previamente as características de cada planta, alem de realizar regas e aplicação de fertilizantes periodicamente após o plantio. A irrigação é outro fator imprescindível e acompanhamento de um especialista uma vez ao mês

Objetos de decoração Para a ornamentação dos ambientes abertos, pode-se usar almofadas, tapetes, vasos e obras de arte, mas sempre resistentes à ação do sol e da chuva.

Objetos de decoração
Para a ornamentação dos ambientes abertos, pode-se usar almofadas, tapetes, vasos e obras de arte, mas sempre resistentes à ação do sol e da chuva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICA 1 – Contrate um profissional para propor e organizar todos esses elementos na sua casa e organizar o quebra cabeças. Ele pode ajudar numa consultoria ou se encarregar de todo o projeto. O conceito inicial e a organização dos elementos são o primeiro e segundo passos para o sucesso do seu pequeno paraíso.

DICA 2 – Um dos pontos mais atrativos do jardim, além de belas plantas e flores, é uma iluminação bem projetada

Diferente dos ambientes internos, onde geralmente instalamos uma luz quente ou fria e resolvemos com simplicidade a questão da iluminação, os ambientes externos necessitam de um verdadeiro projeto que leve em conta muitas variáveis. O estilo do jardim pode ser facilmente manipulável, tornando-o mais conceitual, mais objetivo, mais cênico, mais aconchegante ou mais frio. Além disso, uma boa iluminação é o complemento perfeito do paisagismo, valorizando-o ou o arruinando caso o esquema de iluminação não seja bem sucedido.
A automação hoje muito acessível vai ajudar a evitar desperdícios e a criar efeitos e diferentes cenas para a sua área externa.

Myrna Gondim Porcaro

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!