[layerslider id="15"]

O verão que promete

O verão que promete
01 jun 2018

capa orlando 89Verão normalmente promete praia, férias, viagens e diversão, mas segundo os especialistas devemos estar preparados para o verão desse ano.
Segundo um alerta do Centro de Controle de Doenças, de Atlanta, o verão de 2018 deve seguir uma tendência preocupante do aumento de casos de doenças transmitidas por vetores, insetos e outros animais.
No intervalo de 2004 a 2016 surgiram casos de doenças desse tipo com transmissão em território norte americano, algumas que nunca haviam sido registradas, segundo os especialistas nesse período foram 640 mil casos, o triplo do habitual.
A chegada de novos vetores é preocupante, entre eles o nosso mais do que conhecido, Aedes aegyptii, isso mesmo, aquele mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya no Brasil.
Um ranking publicado recentemente apontou as cidades americanas com maior infestação de mosquitos, e eles estão espalhados por todo o país. Veja lista das dez mais, entre parênteses está a mudança de posição de 2016 para 2017.

1. Atlantaverão
2. Dallas-Ft. Worth, Texas (+4)
3.New York (+1)
4. Washington, D.C. (-2)
5. Chicago (-2)
6. St. Louis, Mo. (+20)
7.Houston
8. Miami-Ft. Lauderdale, (-3)
9.Kansas City, Mo. (+15)
10. Charlotte, N.C. (-1)

Portanto devemos estar sempre protegidos com o uso de repelentes e manter as telas de casa fachadas e em bom estado. O Aedes é um mosquito doméstico e por isso todo o cuidado em evitar que ele entre em casa e comece a se reproduzir.
A dispersão do Aedes aegyptii e de seu “primo” o Aedes albopictus é impressionante, veja no mapa acima.
Outro vetor importante de doenças são os carrapatos que podem transmitir várias doenças, entre elas a Doença de Lyme, que pode ter consequências neurológicas a longo prazo e as Febres Maculosas, apesar de mais comum na região Oeste dos Estados Unidos, casos tem sido registrados em vários estados.
Os sintomas muitas vezes são comuns a várias doenças, febre, dor de cabeça e dores nas articulações (juntas), mas são sintomas mais comuns no inverno e não no Verão.
Por isso se sentir essas coisas nessa época, é importante checar o corpo para ver se existem carrapatos presos no corpo ou sinais de picadas de mosquito. E procure lembrar se esteve em uma área com grama ou mesmo tenha saído para uma caminhada em área silvestre.

Cuidados:
Use sempre repelentes
Use roupas com mangas compridas e calças quando estiver em áreas silvestres ou com grama.
Se puder aplique repelente para tecidos nas roupas.
Mas não deixe de aproveitar o verão.

Dr. Luís Fernando Correia

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 20 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!