[layerslider id="15"]

O Uso de Imagens no Consultório Odontológico

O Uso de Imagens no  Consultório Odontológico
13 set 2018

CAPA BRAZILUSA ORLANDO 92Seguindo a sequência iniciada no artigo passado a respeito da primeira visita de um paciente a um consultório odontológico nos Estados Unidos falarei, desta vez, sobre a importância das imagens neste processo.
Para que o diagnóstico seja preciso e para que se consiga mapear a boca do paciente em detalhes, é fundamental o uso de imagens radiográficas e fotográficas.
Radiografias panorâmicas, periapicais e em alguns casos tomografias computadorizadas, são peças essenciais no processo diagnóstico. É importante frisar que, hoje em dia com o uso de radiografias digitais, a exposição do paciente à radiação foi drasticamente reduzida, tornando esses exames ainda mais seguros.
Este tipo de imagem dará ao profissional uma visão detalhada da boca e terço médio da face, revelando problemas que um simples exame clínico não seria capaz de detectar. Diversos tipos de cáries, por exemplo, muitas vezes passam desapercebidos no exame clínico. É possível também diagnosticar condições que muitas vezes ainda estão iniciando antes de se tornarem algo mais grave, facilitando assim o tratamento e diminuindo custos para o paciente.
Do mesmo modo, o uso de fotografias intra e extra-orais é importantíssimo para que o paciente possa ver com seus próprios olhos o que o dentista vê, promovendo um maior entendimento por parte do paciente sobre suas condições, sobre o tratamento e métodos de prevenção.
Outra vantagem do uso de imagens é o fato de se registrar naquele momento como o paciente se encontra e poder no futuro usar estas mesmas imagens como referência, caso haja qualquer mudança na arcada dentária, face e para que se possa avaliar a evolução de determinados tipos de tratamento como implantes, canais, enxertos ósseos, entre outros.
O que à primeira vista pode parecer exagerado, na verdade é um benefício enorme para que se garanta a saúde oral dos pacientes antes, durante e depois dos tratamentos executados.

Ate a próxima!

Dr. Gustavo de Oliveira

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!