[layerslider id="15"]

O Poder da Gratidão

O Poder da Gratidão
02 maio 2018

CAPA SOUTH FLORIDA 34O objetivo deste artigo é comprovar que a gratidão eleva o nível de satisfação pessoal, levando indivíduos a momentos de mais felicidade e prazer. A pergunta em questão é se alegria e prazer geram momentos de gratidão ou se a gratidão eleva o nível de felicidade e prazer.
Em momento de sentimentos bons: felicidade, alegria, comemoração, premiação, o indivíduo se sente bem e impossibilitado de se conectar com emoções negativas no momento. Por outro lado, em momentos de raiva, angústia, ansiedade, nota-se que o indivíduo se conecta a energia de baixa vibração, entrando em um campo de insatisfação ou frustração, devido às suas emoções. Observou-se que nos casos de indivíduos que passam por conflitos e sentem emoções negativas, essas emoções podem ser transformadas a partir da prática da gratidão. O aprendizado vindo da experiência pela emoção negativa, leva o indivíduo a se sentir grato ao se questionar: O que eu aprendo com isso?
No mês de março de 2018, preparei uma pesquisa com alunos ao redor do mundo, com foco na prática da gratidão durante 28 dias e como essa prática pode influenciar na satisfação pessoal de bem estar, felicidade e prazer. Após término dos 28 dias de exercícios diários, os participantes responderam ao questionário sobre o uso da gratidão em suas vidas. Surpreendentemente, observou-se que a gratidão gerou uma mudança de sentimento e comportamento na vida dos partici-pantes. E, ao melhorar o seu estado de bem estar, o indivíduo sentiu-se mais feliz e com mais prazer.
De acordo com John Salamone, professor de Psicologia na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, em seu estudo sobre os efeitos da dopamina no cérebro, ele afirma que: “Baixos níveis de dopamina fazem que pessoas e outros animais sejam menos propensas a trabalhar para um propósito”. Quando se trabalha por um propósito, faz-se sentido nas atividades diárias, ge-rando um sentimento de bem estar. Quando o cérebro percebe este sentimento de bem estar, há liberação de dopamina. A dopamina é importante neurotransmissor, transmitindo mensagem entre neurônios e ativando, assim, os receptores dopaminérgicos.
O quadro a seguir mostra o resultado imediato, logo após os 28 dias de prática da gratidão com meus alunos.

gratidão

De acordo com pesquisa realizada após exercício de 28 dias na prática da gratidão, 31.3% dos participantes afirmaram que, no início do exercício, sentiam-se com baixo grau de felicidade e prazer em relação às suas vidas; 37.4% dos participantes se sentiam com alto grau de felicidade e prazer; e 31.3% sentiam-se em grau médio. A surpresa foi que no final dos exercícios, o aumento na satisfação em relação à felicidade e prazer foi visível, aproximadamente 90% dos alunos que passaram pelo exercício afirmaram grau de felicidade e prazer. Além disso, foi analisado que e constatado que:

* 100% pretendem colocar a gratidão como prática diária em suas vidas
* 97.9% recomendam a prática dos exercícios da gratidão para outras pessoas
* 95.8% sentem mais felicidade e alegria após a prática da gratidão
* 93.8% sentem mudança no seu comportamento diário após colocar a prática da gratidão em sua vida
* 89.6% sentem mais energia para produzir mais no seu dia após a prática dos exercícios da gratidão

O mais surpreendente é que antes do exercício, 39.6% dos pesquisados afirmavam dar muita ou alguma importância à gratidão em suas vidas. Após os exercícios, esse número subiu para 95.8%, confirmando o poder da aplicação da gratidão em sua vida.
Com o aumento do sentimento de felicidade, alegria e prazer comprovados após os 28 dias de prática diária da gratidão durante esta pesquisa, e com o prévio conhecimento de que a dopamina ativa a região do núcleo Accumbens, aumentando a sensação de prazer. Podemos inferir que o sentimento de gratidão está diretamente relacionado ao aumento do bem estar do indivíduo, libe-rando mais Dopamina, elevando o nível de satisfação pessoal e de produtividade do indivíduo que se sente grato durante as ocorrências diárias. E você, o que está esperando? Pratique a gratidão e perceba os benefícios imediatos em sua vida.

Quer praticar o Poder da Gratidão?
Participe do Desafio Empreenda-se!
Para mais informações: www.edelpontes.com/desafio

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!