[layerslider id="15"]

O extenso significado da “arte”

O extenso significado da “arte”
23 fev 2018

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepçãoemoções ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como uma imitação da realidade, mas Bergson ou Proust a veem como a exacerbação da condição atípica inerente à realidade. Kant considera que a arte é uma manifestação que produz uma “satisfação desinteressada”.

 

De acordo com alguns autores e pensadores, surgiram também outras novas e diferentes interpretações de arte, mas a inclusão de algumas formas de arte não foi muito consensual. A dificuldade de definir arte está na sua direta relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem surgir. Isso acontece porque quando um estilo é criado e estabilizado, ele quebra com os sistemas e códigos estabelecidos.

 

Arte é um termo que vem do latim, e significa técnica/habilidade, mas qualquer definição de arte varia de acordo com a época e a cultura. Atualmente, arte é usada como a atividade artística ou o produto da atividade artística. A arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras.

 

Para os povos primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas na figura, e originalmente a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Para os gregos, havia a arte de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios.

 

A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representam a sua condição social e essência de ser pensante. Através da história da arte é possível aprender um pouco sobre os mistérios da mente humana, através da evolução das diversas expressões e manifestações artísticas.

 

Importante destacar que o conceito de arte foi se ampliando com o passar do tempo, no entanto, já ficou determinado que a arte é uma manifestação  humana essencial e que esteve presente nas culturas desde a antiguidade, representadas pela arte rupestre e a arte parietal.

 

E por ser a arte um reflexo do ser humano, muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante, pela necessidade desde sempre do homem se preocupar com a forma de registrar suas ideias.

 

Colunista: Clara Piquet

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!