[layerslider id="15"]

Como a Neurociência pode ajudar você a ser mais PRODUTIVO

Como a Neurociência pode ajudar  você a ser mais PRODUTIVO
09 dez 2017

De acordo com resultados de pesquisas realizadas em instituições norte americanas, um profissional de alta performance possui algumas características essenciais, como a capacidade de produzir acima da média normal por um longo período de tempo, mantendo um estado saudável de saúde e de bons relacionamentos.  Isto é possível? Vamos entender um pouco sobre NeuroProdutividade, Neurociência.

Com base em estudo científico da neurociência, metafísica e da psicologia, e através de observações de hábitos de profissionais de alta performance, pode-se compreender que é preciso não apenas atingir resultados financeiros, mas alinhá-los à alto nível de saúde e de bons relacionamentos. Para isso, vamos entender sobre o cérebro humano.  De acordo com a teoria do cérebro trino, desenvolvida pelo neurocientista Paul MacLean, o cérebro é dividido em três unidades funcionais básicas:

 

  • Cérebro reptiliano ou cérebro base – Responsável por promover reflexos simples, como nos répteis. É aqui que surgem os nossos instintos, como o de sobrevivê

 

  • Cérebro emocional, também chamado de sistema límbico – Existente na maioria dos mamíferos, é nesta pequena região do cérebro onde são liberadas emoções de medo, raiva, alegria, tristeza, nojo e surpresa.

 

  • Cérebro racional, também chamado de neocórtex – Esta região diferencia o homem dos demais animais. É a região onde o pensamento abstrato é desenvolvido e a capacidade de criar e de gerar invenções acontece.

 

NeuroProdutividade é a compreensão dessas unidades funcionais básicas de nosso cérebro, alinhadas à gestão de alta performance. Ele é dividido em três áreas: Pensamento, sentimento e ação. A intersecção dessas áreas representa o agente de Produtividade, ou também chamada de Eu Produtivo.  Em cada área, são apresentados três pontos importantes.

 

Pensamento

No nosso lado racional, é  importante definir CLAREZA: No plano; No objetivo; E no resultado.

 

  1. Clareza no plano significa deixar claro o que se quer conquistar, quando quer atingir e o que é preciso para chegar até lá!

 

  1. Clareza no objetivo é questionar sobre o que se planeja fazer: faz sentido? Este é o real desejo? Com quem posso contar?

 

  1. Clareza no resultado diz respeito a estabelecimento de metas de curto e longo prazo e avaliação constante desses resultados.

 

Sentimento

No nosso lado emocional, é preciso ter INTENÇÃO: No declarar o que que se deseja; No gerar a energia necessária para manter a vibração positiva; e No cultivar a resiliência.

 

  1. Declarar o que se deseja é colocar intenção verdadeira, conectada ao seu sonho, objetivo. É verbalizar com frequência este objetivo e praticar de forma verdadeira para que o seus pensamentos e sentimentos estejam congruentes.

 

  1. Gerar energia é ter a compreensão de que você não possui energia, mas pode gerá-la a qualquer momento, através de exercícios físicos frequentes e consumo de alimentos como aveia, mel, banana e chá verde que ajudam na produção de vitaminas e de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina.

 

  1. Ter resiliência é Para isso se faz necessária a limpeza de nossa mente. A Neurociência já comprova a importância de atividades como ”Mindfulness’ no processo de acalmar a mente e no melhoramento de nossa condição cerebral.

 

Ação

Tão importante quanto Clareza e Intenção, Ação é colocar em prática tudo que já foi desenvolvido nas outras áreas com Plano de Ação, Comunicação e Comemoração.

 

  1. Desenvolver o plano de ação é traçar o passo a passo para o objetivo final, passos diários que precisam ser dados com foco nas prioridades que levarão ao resultado desejado e os recursos necessá

 

  1. Comunicação é comprometer-se com o processo, informando sobre o plano e utilizando da base de networking disponível.

 

  1. Por fim, Comemoração. O que não se entendia no passado é que celebrar os pequenos rendimentos é tão importante quanto os grandes resultados. A motivação diária é Receba a premiação pelos seus objetivos. E, coloque a gratidão em sua vida.

 

A Gratidão ativa o sistema de recompensa do cérebro, resultando no bem estar. Sendo assim, o cérebro passa a entender que emoções positivas acontecem, liberando dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer.  Ou seja, o indivíduo se motiva em busca de seus sonhos e dos seus objetivos.

Se você deseja ir além e quer experimentar um processo mais profundo utilizando os conceitos de Neuro Produtividade em sua vida, aumentando a sua capacidade produtiva e satisfação pessoal, convido você a fazer uma sessão demonstrativa comigo. Envie email para  edel@edelpontes.com e comece a sua transformação já!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!