[layerslider id="15"]

Monica Mendes retrata as favelas em seus quadros

Monica Mendes retrata as favelas em seus quadros
02 maio 2018

CAPA SOUTH FLORIDA 34Quem reside ou visita o Rio de Janeiro por um tempo conhece muito bem as famosas favelas cariocas. Retrata muitas vezes pela violência e pela desigualdade, raras são as vezes em que são vistas com beleza ou uma forma de expressão artística, principalmente da forma escolhida pela artista Monica Mendes. A brasileira produz telas que traduzem essas construções de forma primorosa, com suas diferentes cores, texturas e significado.
Monica afirma que a tinta que escorre nestas pinturas representa a dor e a tristeza que o povo brasileiro está atravessando enquanto enfrentam o maior escândalo étnico que flagela o nosso país. Ao mesmo tempo, através de cenas do dia a dia destas pessoas que nela vivem, “As Favelas” – nome de sua obra – captura o coração, o espírito e a resiliência do povo Brasileiro.
“Através de “Favelas”, eu trago consciência e espalho amor humanizando o sofrimento e a luta dos brasileiros. Afinal, a vida nunca desiste e nos também não devemos desistir. E se o estado é incapaz de cumprir sua obrigação e amparar seu povo, nós temos todos que nos unir e fazer o que pudermos. Afinal um país só pode estar bem quando todos estão bem. Eu, como artista, me sinto na responsabilidade de alertar e provocar mesmo que sutilmente para que as pessoas se conscientizem da importância que tem no crescimento do nosso país”, disse Monica.Monica Mendes
O início desse trabalho de pinturas das favelas ocorreu quando sua filha a pediu que pintasse um quadro para sua casa, mas ela não queria seu retrato e a artista, até então, só queria pintar retratos. Foi quando retratou as favelas chorando para representar toda a dor que os brasileiros enfrentam. Desde então, mais de 40 quadros sobre nossas favelas, cenas internas das favelas e de retratos de sua gente já foram produzidas.
A forma como Monica fala sobre “As Favelas” é uma ideia de como a arte dela é definida: humanitária, com cunho político e social. “Me incomodam os preconceitos e as injustiças, porque acredito que, como artista, tenho responsabilidade social e quero fazer o que estiver ao meu alcance para contribuir com um mundo melhor para todos”, explicou a artista. Gente sempre foi sua grande inspiração, são elas que fazem o mundo um lugar melhor ou pior e temos um potencial enorme que quando bem usado faz maravilhas.
O início
Monica MendesA relação com a arte surgiu quando ainda era criança pois a mãe, tia e avó eram artistas. Mas, de fato, Monica só começou a levar a arte a sério há 7 anos, quando resolveu ir para São Francisco e fazer o Mestrado em Fine Arts na Academy of Art University. “Antes de ir para São Francisco eu e Cecilia Thibes abrimos juntas um estúdio de artes onde íamos todos os dias e passávamos os dias estudando os grandes mestres. Cecília além de grande amiga, sempre foi uma grande motivadora. Há 6 anos abri o MM Studio”.
A artista mineira Monica Mendes se formou em relações públicas na cidade de Belo Horizonte. Exerceu a profissão por alguns anos no Brasil até se mudar para o Peru e depois para Miami, com o marido e os três filhos.
Internacionalmente, a artista brasileira tem como marco a exposição no Japão com a ExpoArte, no Consulado do Brasil. “Descobrir que bem no salão ao lado de onde estávamos expondo, pude ver um retrato de meu pai numa exposição onde homenageavam os brasileiros que se sobressaíram no Japão”. A família e sempre estiveram nos momentos mais importantes da vida de Monica. Ela diz que jamais esquecerá dos momentos que passava com a avó, vendo-a pintar. Ela também nunca se esquecerá de primeira exposição, no Museu Inima de Paula, em Belo Horizonte, onde apresentou “Expressões da Minha Gente”, uma série de 87 portraits de pessoas queridas, amigos e família. Foi uma noite emocionante, um sonho que se realizava!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!