[layerslider id="15"]

A Moldura Ideal Para Seu Estilo

A Moldura Ideal Para Seu Estilo
09 fev 2018

Durante a maior parte da história, as molduras eram praticamente um pequeno detalhe para muitos, exceto aos artistas – um pano de fundo para pinturas e desenhos maiores. As obras de arte geralmente recebiam uma nova moldura sempre que mudavam de mãos ou se os proprietários estavam redecorando e queriam uma nova moldura para combinar.

Na verdade, esse debate continua até hoje entre aqueles que trabalham nas artes. Para alguns, escolher uma moldura é uma maneira de personalizar a arte ou personalizá-la para um espaço. Outros acham que a arte parece melhor em molduras contemporâneas, combinando o que o artista teria imaginado.

Mas foi-se os dias da utilização de molduras simples e nada interessantes. Hoje, você pode encontrar designs de molduras para complementar qualquer decoração. Elas são ótimas para exibir fotografias ou obras de arte favoritas, e com muitos tipos e estilos agora disponíveis, elas também são consideradas um elemento de design.

A decoração das paredes é uma das maneiras de tornar os ambientes mais interessantes e elaborados: você pode e deve usar quadros e molduras como aliados. Mas, cuidado para não exagerar.

Usar a criatividade e conhecer muito bem suas preferências são fatores importantes. Usar elementos com os quais você se identifique – e que tenham harmonia com o estilo de arquitetura e design da sua casa – é um ponto essencial.

Os corredores e o hall de entrada, por exemplo, ficam ótimos com quadros e molduras um pouco maiores; usar fotografias também é uma boa ideia, já que elas contam um pouco da sua história para quem vem visitar você.

Caso a obra seja famosa, deixe que ela seja o destaque do ambiente e sinta-se a vontade para utilizar a moldura que mais combine com o estilo da obra, mas tomando cuidado para não ofuscar-la, com uma moldura que chame mais atenção que a própria obra.

Quadros grandes podem revestir toda uma parede sem problemas; já os menores ficam mais bonitos quando agrupados. E não se preocupe em manter a mesma moldura para todo os quadros, quando agrupados. O charme e o diferencial na composição, será a utilização de molduras com estilos diferentes.

Sobre o tamanho dos quadros, também é preciso unir o seu estilo com o bom senso e a harmonia do ambiente. Espaços mais compactos ficam melhores com quadros pequenos; o contrário vale para cômodos mais espaçosos.

Já em relação às cores e o conteúdo da moldura, procure levar em conta o estilo arquitetônico dos cômodos. Escolher molduras que se harmonizem com as cores dos móveis é uma ótima dica; em ambientes mais modernos, molduras menos chamativas, é uma ótima pedida, por exemplo.

Mas conforme os estilos na arte de decoração foram se evoluindo, se transformando ao longo dos tempos, os estilos das molduras também possuíram sua própria evolução, e só podemos adivinhar o que virá a seguir! No entanto, com atenção, cuidado e consideração da rica história do enquadramento, você encontrará sua própria abordagem e estilo para molduras.

Milena Castilho.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!