[layerslider id="15"]

Kombucha: O que é, e seus benefícios – Orlando

Kombucha: O que é, e seus benefícios – Orlando
10 jan 2018

Pouco conhecida para muitos, a Kombucha já existe há mais de 2 mil anos e tem como origem a Rússia, (apesar de ter sido aprimorada, cultivada e muito usada pelos chineses).

É uma bebida probiótica e milenar. Seu sabor assemelha-se com o sabor do refrigerante (apesar de não ter conservantes) por ser fermentada e gaseificada. A bebida é feita da mistura de chás (normalmente o verde e/ou preto), açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras.

 

Depois da fermentação e pronta para o consumo, a Kombucha fica repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos muito benéficos à saúde. Ou seja, um verdadeiro “Elixir da saúde eterna” como é cultivado pelos chineses. É naturalmente um antioxidante.
Segundo os especialistas e estudiosos na área da saúde, é uma bebida que fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento do intestino, é anticancerígena (principalmente de câncer de colo do útero e intestino) e também diminui e ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL – Low Density Lipoprotein).
Também, segundo os estudiosos e especialistas no assunto, os benefícios dessa bebida são inúmeros. Vou destacar os principais:

1) Desintoxicante
2) Perda de Peso
3) Fortalecimento do sistema imunológico
4) Combate a gastrite
5) Previne infecções intestinais
6) Reduz o stress e combate a insônia
7) Previne doenças como diabetes e câncer
8) Diminui os sintomas da menopausa
9) Normaliza a pressão arterial
10) Previne infecções urinárias

Há conhecimento dos primeiros registros da Kombucha por volta de 220 a.C., na Ásia, onde era consumida pelo seu poder desintoxicante e energizante. Por volta de 414 d.C., a bebida chegou ao Japão através do físico Kombu, que a utilizou em tratamentos de prevenção de problemas do sistema digestivo do imperador Inkyo. Com o aumento do consumo, a Kombucha se espalhou pelo mundo via Rússia. (Fonte: “A Review on Kombucha Tea—Microbiology, Composition, Fermentation, Beneficial Effects, Toxicity, and Tea Fungus. Por Rasu Jayabalan, Radomir V. Malbaˇsa, Eva S. Lonˇcar, Jasmina S. Vitas, e Muthuswamy Sathishkumar.

Apesar de tantos benefícios, não se iluda que a kombucha sozinha não vai fazer milagres! Ela agregará seus benefícios a seus hábitos saudáveis, afinal, isolada não fará diferença se os seus hábitos não mudarem. Portanto alie a bebida com uma alimentação saudável, balanceada juntamente com atividade física regular.

Lembrando que, antes de começar a experimentar a Kombucha, consulte um profissional da área para acompanhamento e orientação adequada, afinal, cada indivíduo tem suas particularidades e necessidades.

#DicadaCleidiva

Cleide Stabile

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!