[layerslider id="15"]

Jornada Empreendora. Como vencer este desafio?

Jornada Empreendora.  Como vencer este desafio?
01 ago 2018

CAPA BRAZILUSA ORLANDO 91Empreender é uma das mais maravilhosas tarefas da vida, mas também a mais desafiadora.
Mais de 90% das empresas que abrem no mundo, fecham antes de completar 5 anos de vida.
Imagine você empreendedor brasileiro nos EUA, que normalmente vem sem falar a língua perfeitamente, sem conhcer a cultura local e sem amigos e parceiros de negócios.
O desafio fica ainda maior, pois vencer sozinho é mais difícil e mais instável.
Para vencer nos EUA empreendendo, percebi cinco grandes caracterísitcas de empresários brasileiros de sucesso que se repetem e, devido a elas, o sucesso veio de forma muito maior do que eles mesmos esperavam.
Vale lembrar que nem todas, farão parte de sua trajetória, mas podemos dizer que se você está empreendendo ou pensa em empreender nesta terra, deverá seguir essas dicas e colocar como uma bússola, que pode te auxiliar nesta Jornada Empreendedora.
Dica 1 – RESPIRE ANTES DE INVESIR. Para não cometer erros, a primeira regra é não vir para os EUA e logo de cara investir em algo que não conhece, com pessoas que ainda não conhece e o principal, sem conhcer o novo mundo que está inserido. O maior erro está em investir $$$$ em projetos que ainda nem existem, ou em empresas que, de fato, ainda não emplacaram. E mesmo que queira investir em algo semelhante ao que faz no Brasil, busque ajuda de profissionais que conhcem a cultura local e invista sempre o menos possível e comece pequeno e com os pés no chão.
Dica 2 – SUOR E LÁGRIMAS. Saiba que o EUA é a terra da oportunidade, mas isto não é garantia de que você terá sucesso repetindo o mesmo processo que te deu glórias no Brasil. Terá de trabalhar mais que todos, terá de se dedicar além do limite em algumas vezes e terá acima de tudo, que suar, chorar e acreditar que lá no final da Jornada, valerá a pena.
Dica 3 – CONEXÕES – Para ter sucesso como empreendedor, faça conexões com empresários de sucesso, aprenda com o erro deles, troque experiências, faça alianças, crie parcerias e acima de tudo, seja um empreendedor servidor. Esteja sempre pronto para ajudar. Não seja interesseiro, seja interessante.
Dica 4 – CREDIBILIDADE – Crie sua imagem baseado na ética, lealdade, comprometimento e amor por sua empresa e pelos seus clientes. Se quiser ter sucesso de longo prazo, seja uma pessoa que os demais gostam de ter por perto.
Dica 5 – ESPECIALIDADE – Não seja um faz tudo, não queira abraçar todas as oportunidades. A cada serviço novo que você oferece, novos concorrentes surgem. Se você é especialista em algo, só terá parceiros em sua volta onde os únicos concorrentes, são os que fazem exatamente o que você faz. Quando você quer a cada dia atender uma necessidade do cliente, para não perder uma “oportunidade”, saiba que vai te custar caro, pois terão novos concorrentes em um serviço que nem dinheiro você ganha e o pior, seus parceiros param de indicar seus serviços pois você, agora, faz algo que eles também fazem.
Empreender não é fácil, arriscar não é fácil, vencer as barreiras não é fácil. Mas como diria nosso querido Walt Disney “Gosto das coisas impossíveis, pois lá a concorrência é menor”.
Posso afirmar que quando sua empresa tem sucesso, o sabor é especial.

Alexandre Damiani

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!