[layerslider id="15"]

A História do Mardi Gras

A História do Mardi Gras
01 mar 2018

O Mardi Gras — /’märde ?grä/ — ou terça-feira gorda, tem seu berço na Europa Medieval (séculos XVII e XVIII), sobretudo na Itália – Roma e Veneza – alastrando-se pela França e colônias francesas.

Em 1699, o desbravador franco-canadense Jean Baptiste Le Moyne Sieur de Bienville desembarca 60 milhas ao sul da cidade de Nova Orleans, estado de Louisiana e, ao perceber que era a véspera da grande festa carnavalesca, batiza o lugarejo de “Pointe du Mardi Gras”. Em 1703, o assentamento de Fort Louis de la Mobile (hoje, cidade de Mobile) celebra o primeiro Mardi Gras dos Estados Unidos.

Em 1718, Bienville funda a cidade de Nova Orleans e, 12 anos mais tarde, o Mardi Gras é oficialmente celebrado em elegantes bailes da alta sociedade local que, por sua vez, se tornam o modelo dos bailes icônicos da cidade. Cem anos mais tarde, em 1830, a folia do Mardi Gras chega às ruas da cidade na forma de paradas carnavalescas. Em 1872, a cidade, carinhosamente chamada de “N’awlins” por seus habitantes, recebe a visita do Grão-Duque russo, Alexis Romanoff. Romanoff oferece as cores de sua família como as oficiais do carnaval de Nova Orleans: roxo = Justiça, dourado = Riqueza e verde = Fé.

No final desse século, a cidade começa a criar seus próprios carros alegóricos, até então fabricados na França. E finalmente, em 1875, o governador do estado, Warmoth, assina o “Mardi Gras Act”, tornando a Terça-Feira Gorda um feriado oficial no estado de Louisiana.

O brasileiro que visita a mágica cidade de Nova Orlearns, famosa também por seu Jazz, Blues e culinária cajun, jamais a esquece. E não foi diferente para as brasileiras Alba Dillon, Beatriz Santos, Jacira Yong, Lianne Pereira e Pollyana Cosandey. Munidas com um espírito de festa e confraternização, há quatro anos, essas amigas produziram uma festa de arromba(fotos) e tão inesquecível que neste ano tem mais!!

 

O evento promete, pois deverá contar com a presença da grande cantora profissional brasileira Ângela Campos. “Karaokê, concursos,prêmios e muito mais entreterão e alegrarão os corações de muitos foliões”, garantem as anfitriãs!

Esse Mardi Gras local, com uma pitada de Brasil, aconteceu no dia 24 de fevereiro. Para mais detalhes do que vai rolar, não percam a próxima edição desta super revista – Orlando BrasilUSA!

Por Pollyana Cosandey

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!