[layerslider id="15"]

Harmonização de Vinhos no frio

Harmonização de Vinhos no frio
23 fev 2018

Existe combinação melhor que frio e os vinhos? Para os amantes de vinho, com certeza não. Especialistas em vinhos afirmam que o melhor tipo de vinho para se tomar nessa época do ano são os tintos.

“O aconselhável são os que possuem o teor alcoólico acima de 14%, como os tintos, que possuem mais corpo e se encaixam muito bem em baixas temperaturas”, afirma o Carlos Aguiar, sommelier da Rio Di Vino.

 

Para saber mais sobre o mundo encantado dos vinhos, convidamos o sommelier Carlos Aguiar responder dúvidas que sempre pintam quando o tema é vinho e a estação mais frio do ano, o inverno:

 

1- O clima frio sempre nos remete ao romantismo e a conquista, para você, qual é o vinho que melhor combina com um jantar a dois?

Ao abrimos uma garrafa de vinho começamos uma nova história. Na minha opinião, o vinho que mais combina com um jantar a dois é o Brunello de Montalcino da região da Toscana, com sabor seco, quente, um pouco tânico, robusto, harmônico e persistente.

 

2- Harmonizar o vinho, o prato principal e o clima da cidade em que nós estamos nem sempre é uma tarefa fácil. Qual vinho (pode falar a marca) e qual prato melhor combinam para aquecer o coração no inverno?

Um delicioso corte de T-bone com Mac’n’cheese (macarrão com queijo) harmonizado com Zinfandel ou Costelinha de porco com batata recheada harmonizado com Chardonnay Californiano.

 

3- Qual é o vinho tinto que os brasileiros mais gostam?

Os vinhos mais vendidos no Brasil vêm do Chile e a casta mais consumida é a Cabernet Sauvignon.

 

4- As entrada e o aperitivos são muito importantes quando decidimos fazer um jantar em casa e receber os amigos. Você tem alguma sugestão de aperitivo ou entrada e um vinho que harmonize bem com eles?

Sugiro sempre um Espumante para entrada porque ele abre as papilas para receber os aperitivos como Carpaccio de Salmão com alcaparras e Parmegiano Regiano ralado por cima.

Por Flavia Lopes.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!