[layerslider id="15"]

Você sabe o que é Gentrificação? – Orlando

Você sabe o que é Gentrificação? – Orlando
09 jan 2018

Gentrificação …

Certamente você sabe, só não está ligando o “nome” à “pessoa”.

Gentrificação é o fenômeno de revalorização de áreas degradadas de uma cidade. Existem vários exemplos no mundo todo e, com certeza, você lembra de alguns como: a reurbanização da zona portuária do Rio de Janeiro, o projeto de embelezamento do centro de Miami e as ações recentes no centro de Orlando.

 

O caso mais famoso que conheço é do Central Park em New York. Até 1850, os 843 acres do parque eram ocupados pelo lixão de Manhattan, por criadores de porcos, por uma fábrica de graxa e outras atividades degradantes.

 

Para acomodar o forte crescimento populacional do final do século XIX, os administradores municipais decidiram gentrificar o norte da ilha de Manhattan, transformando-a numa área desejável pelos novos moradores da cidade. Os arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux venceram a concorrência para criar o primeiro parque urbano planejado dos Estados unidos, com lagos artificiais, zoológico, museus, trilhas de caminhada e mais de 4 milhões de árvores plantadas.  E vejam o que aconteceu? O entorno do Central Park é hoje um dos metros quadrados mais caros do mundo.

 

Escolhi o tema desta coluna enquanto desfrutava da vista proporcionada por uma das cabinas da Orlando Eye. Ao observar Orlando do alto, pude ver como vários pontos da cidade estão se transformando rapidamente. O próprio complexo turístico I-Drive 360, onde está a Roda-Gigante, é um exemplo bem sucedido de gentrificação. Em 2010, a área era ocupada por lojas e hotéis obsoletos que deram lugar a imóveis modernos e de alto valor agregado.

 

A gentrificação é um assunto muito estudado pelos corretores de imóveis profissionais, pois, na maioria das vezes este processo traz ótimas oportunidades de investimento. Na grande Orlando, identificamos, pelo menos, dez áreas de alto potencial de valorização – tanto para imóveis comerciais quanto residenciais.

 

Uma das novidades para 2018, será o lançamento de um novo bairro em Celebration, chamado Island Center Village. O projeto anunciado pela Mattamy Homes oferecerá 1,300 novas casas, uma nova escola e um novo Shopping Center no entroncamento da World Drive com a I-4. Segundo os idealizadores da cidade, este é o último pedaço de terra a ser urbanizado em Celebration.

 

Se você é um investidor interessado nesse tema, entre em contato com a TALENT Realty. Tenho certeza que podemos ajudá-lo a encontrar um bom negócio.

Ricardo Molina

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!