[layerslider id="15"]

Eugene Peterson Uma vida no altar de Deus!

Eugene Peterson   Uma vida no altar de Deus!
07 nov 2018

Foi recebida com grande impacto a Eugene Petersonnotícia do falecimento, em 22 de outubro, do Dr. Eugene Peterson, que era chamado por muitos de “pastor de pastores”. O título é fruto do grande prestígio que ele possuía entre teólogos, pastores e líderes cristãos, conquistado com sua teologia sólida e bem fundamentada e suas reflexões a respeito da missão e vocação do pastorado. Aos 85 anos, o servo de Deus foi recolhido pelo Pai. Poucas pessoas influenciaram tanto a vida de tantos líderes por todo o mundo, e eu fui um dos que sempre fui abençoado por seus ensinamentos, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, seus textos sempre me desafiaram a servir mais a Deus. Sem dúvida Peterson deixou um grande legado para nossa geração e as futuras.

Poderíamos mencionar diversas de suas obras que fizeram (e fazem) diferença na vida de muitos líderes, mas citaremos apenas duas: Seu incomum “Maravilhosa Bíblia – A arte de ler a Bíblia com o Espírito”, cujo título do original em inglês é de extraordinária felicidade: “Eat this book: A conversation in the art of spiritual reading”. Neste livro, publicado em 2006, Dr. Peterson arriscou, no auge de seus 74 anos, uma espécie de síntese de seu foco Eugene Petersonministerial, ao escrever: “Por mais de cinquenta anos, tenho me empenhado para gravar as Escrituras na mente e no coração, nos braços e nas pernas, nos ouvidos e na boca de homens e mulheres.” Você consegue avaliar a relevância desse foco missional? A outra obra que citaremos é a paráfrase “The Message” (“A Mensagem”), que ganhou o Gold Medallion Book Award e caminha para vender mais de 20 milhões de exemplares! Sem dúvida a mais difundida e aceita paráfrase da Bíblia completa de todos os tempos. Nesta obra Peterson precisou parafrasear o texto no qual o Apóstolo Paulo resumiu o sua vida e o cumprimento de seu ministério. Ao escrever para o jovem pastor Timóteo, disse: “Assuma o comando, porque estou para morrer. Minha vida é uma oferta no altar de Deus. É a única corrida que vale à pena disputar. Tenho corrido com esforço até o fim, conservando a fé por todo o caminho.” (2 Timóteo 4:6-7, A Mensagem). Você consegue avaliar o significado de “uma vida no altar de Deus”?Eugene Peterson

Quando unimos o foco missional de Peterson com o foco vivencial de Paulo, temos uma maravilhosa vida, gravando as Escrituras em muitas outras, como oferta no altar de Deus!

Sem dúvida, esse ministro presbiteriano, erudito, poeta e autor de mais de trinta livros, que ensinou Teologia e Espiritualidade no Regent College em Vancouver, na Província canadense de British Columbia, até aponsentar-se em 2006, conseguiu como poucos, tocar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. De fato ele foi pastor e mentor à distância de um número incontável de líderes em diversos de países. Tudo isso nos leva hoje a construir uma oração de gratidão a Deus por sua vida e por seu frutífero e inspirador ministério.

Peterson poderia muito bem ter escrito, como fez Paulo em Mileto perante os presbíteros da Igreja de Eugene PetersonÉfeso, uma despedida. Não escreveu uma sua, mas parafraseou a do Apóstolo aos gentios: “Portanto, adeus. Vocês não me verão outra vez, nem eu a vocês, com quem tenho trabalhando tanto, proclamando as notícias do inaugurado Reino de Deus. Fiz o melhor que pude por vocês. Dei tudo de mim e não escondi nada do que era a vontade de Deus para vocês.” – Atos 20:25-27, A Mensagem.

Eugene Peterson chegou em casa. Conosco aqui permanecem seus textos, seus frutos e seu Eugene Petersontestemunho. Louvado a seja Deus por sua vida.

Soli Deo Gloria.

Lécio Dornas

Eugene Peterson

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!