[layerslider id="15"]

Esporte traz a união!

Esporte traz a união!
01 fev 2018

Faz muito tempo que sou defensor de que o Esporte é a melhor maneira de unir povos, etnias, diferenças culturais e religiosas!

Em um mundo cheio de desigualdades em que (absurdamente) ainda se discute sobre quem é o melhor ou mais poderoso, qual a ‘raça’ ou cor, não há nada mais justo ou que englobe TODOS, do que o ESPORTE.

No Esporte (em uma competição) nenhuma equipe ou disputa é dividida, por exemplo, entre o time de brancos e o time de negros ou afro-descendentes. Isso não existe no Esporte!

Uma equipe geralmente é composta por diferentes etnias e demais características individuais. É isso que o Esporte consegue fazer: unir todos em busca de um só objetivo.

Em uma competição todos são iguais. Disputam partidas ou torneios iguais sem nenhuma restrição, divisão ou separatismo descabido.

Até os torcedores ou apreciadores do esporte que assistem juntos das arquibancadas, têm suas  diferenças. Mesmo que seja por um momento, eles não estarão medindo ninguém por estas chamadas “diferenças”, e sim por sua qualidade técnica, respeito aos adversários e equipe oponente!

Quando temos um ídolo no esporte, ele representa toda admiração que sentimos por sua performance ou atitude dentro das quadras, campos, pistas, piscinas ou até mesmo fora delas.

E com certeza, não estamos preocupados, em saber, se o ídolo é branco, pardo, amarelo ou tem esta ou aquela religião.

Nós, brasileiros, podemos citar como exemplo, Pelé, nosso rei do futebol. Ídolo que até hoje (no auges dos seus 77 anos), por onde passa é respeitado e admirado. Todo este respeito e idolatria coroa seu desempenho, dentro e fora dos gramados. Como ele temos, também,  Ayrton Senna, Ronaldinho, Neymar, Zico, Palhinha, Rivelino, João do Pulo, Maria Ester Bueno, Paula, Hortência, Martha, Oscar entre tantos outros que atravessam gerações e continuam causando admiração por onde passam!

Portanto, devemos continuar olhando para o esporte como uma fonte inesgotável de união entre povos, trazendo o respeito entre as diferenças e fazendo que todos sejamos respeitados e valorizados pelo que somos e fazemos.

É isso: o ESPORTE trazendo a UNIÃO entre os povos!

 

 EDUARDO CASTILHOS

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!