[layerslider id="15"]

Domínio da mente

Domínio da mente
25 mar 2018

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2.

Sua cosmovisão é a maneira como você ou sua mente enxerga o mundo. Podemos não dar muito valor para isso, mas ela é de extrema importância, pois ela é formada pelo seu sistema de crenças e através dessas crenças que você constrói sua vida. De uma maneira mais simplista podemos dizer que cosmovisão é a maneira como você enxerga tudo na vida:

Deus, você mesmo, outras pessoas e principalmente as situações que você viveu e está vivendo no presente. Sua cosmovisão inclui seus pensamentos sobre a vida, a morte, o futuro, o sofrimento, os relacionamentos e o dinheiro. Tudo o que você pensa sobre a vida está incluído no que chamamos de sua cosmovisão ou visão de mundo.

Por que então algumas pessoas entregam sua vida para o Senhor e continuam enfrentando problemas que viviam no passado? A cosmovisão afeta todas as áreas da sua vida: financeira, conjugal, espiritual etc. Você deve renovar constantemente a sua mente não só em relação a Deus, mas também em relação aos valores que você desenvolveu durante uma vida toda. Nós chamamos esses valores de crenças limitantes ou potencializadoras. Isso pode até parecer fácil na teoria, mas na prática exigirá muito empenho e energia.

O primeiro objetivo para reavaliarmos nossos valores é conseguir identificar quais são nossas crenças limitantes, pois você pode estar operando em uma visão de mundo desatualizada, fora de ordem, falha ou falsa. Depois de identificada, o segundo objetivo é substituir essa crença limitante, por uma crença fortalecedora, pois o problema é que mesmo com uma nova identidade em sua mente, você ainda pode estar baseando sua vida e seus valores em experiências antigas. Por exemplo, frases que você ouviu em sua infância, como: “Você faz tudo errado”, “Você nunca vai chegar a lugar nenhum desse jeito” e você transforma isso numa verdade em sua vida (numa crença) e age dessa maneira.  Todas essas coisas estão em seu banco de dados, e algumas delas precisam ser apagadas. Você precisa obter uma nova cosmovisão e uma nova visão sobre você, sobre seus objetivos e seu potencial, ou seja, redescobrir os dons que Deus te deu.

A boa notícia é esta: embora uma cosmovisão ruim possa tornar sua vida miserável, a sua cosmovisão é uma escolha. Você pode acreditar no que quiser.  Se suas crenças o estão fazendo miserável ou se são falsas, você pode mudá-las. Na verdade, você pode começar isso agora, pois exercitar sua mente é como exercitar seus músculos, então o primeiro exercício na academia da mente é começar a buscar o lado bom de situações ruins.

Nunca devemos esquecer que Deus nos fez corpo, alma e espírito. E que devemos cuidar dos 3. Importante lembrar que assim como na academia, nos primeiros dias vai doer um pouco, mas isso aos poucos irá se transformar num hábito e aí pronto! A primeira transformação foi gerada. Desse dia em diante, você terá o domínio sobre sua mente ao ponto de antes de tomar uma decisão precipitada, se perguntar: “Onde estou baseando essa decisão, numa crença limitante ou numa fortalecedora?” Se for numa fortalecedora a sua cosmovisão estará ajudando você a construir uma vida melhor. Isso o ajudará a ser uma pessoa melhor e ter uma qualidade de vida melhor. Pois você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Você foi criado para ser feliz!

 

Marcio Fabricio.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!