[layerslider id="15"]

Crie o seu próprio quarto Montessoriano

Crie o seu próprio quarto Montessoriano
25 nov 2017

Um quarto montessoriano é um quarto pensado nas crianças para que elas possam ficar livres, seguras e desenvolverem a sua autonomia na hora de brincar. Nesse post você irá aprender o passo a passo para criar um quarto montessoriano.
A principal característica desse modelo é dar autonomia e liberdade dentro do seu quarto. Os objetos devem estar na altura dos olhos da criança, a cama deve ser baixa a poucos centímetros do chão como um futon por exemplo e o quarto deve estar livre de objetos e móveis que coloquem a segurança em risco.
Mesmo com um quarto seguro e desenvolvido especialmente para os baixinhos, é importante que os pais estejam sempre atentos e os monitore com frequência. Você provavelmente já deve ter visto muitas inspirações de quarto montessoriano para bebês e crianças. Tem muitos arquitetos se especializando nessa metodologia.
Agora que você amou a ideia provavelmente está se perguntando como você pode montar um quarto montessoriano.
PASSO A PASSO PARA CRIAR UM QUARTO MONTESSORIANO
CAMA:
A primeira coisa que as mamães pensam quando vão planejar um quarto Montessoriano é a cama baixa. Até bebês de 1 ano podem começar a dormir em colchão no chão. Isso pode parecer uma loucura. E se ele cair do colchão? Eles vão cair. Eles vão rolar, cair e voltar para a cama. Tudo isso faz parte do aprendizado deles e da liberdade de movimento.
Para a segurança dos bebês e crianças é importante que tenha um tapete fofinho para que eles não se machuquem ao cairem. O ideal é que o quarto todo tenha um tapetão fofinho ou um tapete de borracha próprio para criança.
A parte mais importante da cama, é que ela seja baixa o suficiente para que os pequenos possam subir e descer da cama com independência.
BRINQUEDOS E ROUPAS
O método Montessoriano encoraja as crianças a se vestirem sozinhas e escolherem as suas próprias roupas. Encorajá-los a testarem as suas habilidades faz com que eles cresçam com mais confiança. Não devemos esquecer que apesar de bebês ou crianças, eles aprendem super rápido.
As caixas cestos de brinquedos e prateleiras devem estar na altura e alcance dos pequenos. Evite fazer um quarto cheio de itens. Opte por uma opção mais clean e faça um rodízio dos brinquedos para que a criança não enjoe rápido.
MÓVEIS
Os móveis do quarto Montessoriano devem ser baixos e livres de pontas. Ao invés de armários, opte por nichos abertos, cestos e caixas. Desta maneira a criança pode pegar o que tem vontade sem precisar da ajuda dos papais.

DECORAÇÃO
Você não precisa gastar muito dinheiro e ter muito espaço para montar um quarto Montessoriano. Tem muitos quartos simples e ideias inteligentes que podem te ajudar a preparar um espaço onde o seu pequeno irá brincar e aprender.
Invista em cores claras e tons pastéis para inspirar a calma e ajudar a manter a ordem no ambiente. As cores neutras reduzem as chances de distração e acalmam a criança.
Mas se você gosta de cores fortes escolha um o outro objeto colorido para compor a decoração.
O QUE NÃO PODE FALTAR NUM QUARTO MONTESSORIANO?
• ESPELHO: Item importante para que a criança comece a se reconhecer. O espelho também ajuda a estimular a parte sensorial. Para evitar acidentes o ideal é um espelho de acrílico com uma barra na frente.
• BARRA: Excelente para bebês que estão aprendendo a andar e se equilibrar em pé. Fixe bem na parede e para ficar mais divertido coloque na frente do espelho.
• CABANA: Se você ainda não gosta da ideia do seu filho dormindo sozinho no chão uma opção é substituir pela cabana. O seu filho vai adorar brincar de casinha, entrar e sair e se divertir com os seus brinquedos dentro da cabana.
SEGURANÇA
Para a segurança dos pequenos evite objeto com pontas, quadros e porta retratos com vidros, tomadas expostas, e coisas pesadas que podem cair em cima deles. Lembre-se que o quarto deve ser clean e desenvolvido e planejado com segurança.
A principal dica para montar um quarto Montessoriano de sucesso é entender o seu filho. Observe o interesse da criança e quais brinquedos e atividades ela gosta mais. É divertido planejar o quartinho deles. Então divirta-se pois tenho certeza que ele vai amar tudo o que você fizer com muito carinho.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!