[layerslider id="15"]

Como manter o português fora do Brasil?

Como manter o português fora do Brasil?
25 abr 2018

capa SWFlorida #20A revista SW Florida BrazilUsa curiosa em saber porque muitos brasileiros que vivem fora do Brasil falam 2 ou 3 línguas, mas seus filhos, na maioria não falam Português, foi conversar com Cristiane Martins, co-fundadora e atual presidente da Fundação Vamos Falar Português (VFP) e com uma vasta experiência no assunto, que nos concedeu uma entrevista.
“É muito comum o imigrante chegar aqui nos Estados Unidos e ter prioridades com o trabalho, adaptação à cultura e a língua e a preocupação da perda da identidade brasileira fica em segundo plano. Comigo aconteceu isso. Quando cheguei aos Estados Unidos, queria ver meus filhos falando inglês! Eu achava que isso era um sinal de adaptação ao novo país. Sim, a língua é uma parte importante da adaptação, mas, hoje após 20 anos nesse país e com uma experiência de mais de 10 anos trabalhando com a comunidade brasileira, posso afirmar que a adaptação da língua inglesa não deveria ser um motivo de preocupação, e sim, a perda da língua portuguesa. A criança aprenderá o inglês, irá se adaptar, mas se os pais não mantiverem o idioma natal e os costumes do nosso país, eles irão seguramente perder“.
SW Florida BrazilUsa: Porque muitos pais Brasileiros não incentivam seus filhos a falar Português?
Cristiane Martins: Muitos pais desistem de falar português com os filhos para facilitar a compreensão entre eles.
SWFBU: Quais os benefícios quando a criança fala também o Português fluente?
CM: Falar mais de uma língua é sempre muito bom e aumenta as chances no mercado de trabalho, que está cada dia mais competitivo. A grande importância de manter o português é que as crianças terão oportunidade de conversar com os avós, que em sua maioria vivem no Brasil e não falam inglês, e também para a criança não perder sua identidade e entender quem ela é e de onde veio.
Outro grande benefício de aprender mais de uma língua, é que a criança aprende mais facilmente uma segunda língua porque há uma transferência de conceitos da língua de origem para a segunda. Sendo assim podemos dizer que aprender uma terceira ou uma quarta língua é mais fácil. O cérebro já aprendeu o processo de transferência de uma língua para outra.
SWFBU: Qual o melhor caminho para os pais manterem seus filhos falando o Português depois que estes vão para a escola?
CM: o mais importante é falar com seus filhos em português, mesmo que eles respondam em inglês! Eles estão assimilando e aprendendo.
SWFBU: quando entram na pré-adolescência, essa questão piora?
CM: Na idade da adolescência, não querem ser diferentes dos colegas, dificilmente falam o idioma “dos pais”, mas não se preocupem, depois dessa fase voltarão para a nossa língua e vocês verão que vale a pena insistirem!
SWFBU: Tem dicas para que a criança tenha o gosto pela língua e cultura Brasileira?
CM: Ver televisão, joguinhos na internet em português, contar historinhas em português, participar de festas típicas regionais, e etc…
Colocar a criança em um programa como o da VFP onde ela percebe que não é a única que fala português e que tem outros pais que falam português, abre o horizonte dessas crianças para desenvolver a curiosidade pela nossa língua e também pela nossa cultura.
A VFP oferece um programa de aulas de cultura brasileira e língua portuguesa há mais de uma década, totalmente gratuito e com uma alta qualidade de ensino, pensando exatamente nesses brasileirinhos que vivem fora do Brasil e não tem a oportunidade de aprender a cultura de uma forma espontânea no seu dia-a-dia.
A Fundação “Vamos Falar Português” é uma instituição não governamental, não partidária e sem fins lucrativos, que foi criada com a missão de propagar a língua portuguesa e promover a manutenção das heranças culturais brasileiras entre as crianças e adolescentes residentes nos Estados Unidos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!