[layerslider id="15"]

Como evitar o sedentarismo na infância e adolescência

Como evitar o  sedentarismo  na infância e  adolescência
06 jul 2018

capa south florida maio junhoPor Flávio Leal, profissional de Educação Física

O sedentarismo infantil costuma ser a causa de sérios danos à saúde, que podem se refletir na vida adulta levando a problemas no organismo e, claro, doenças futuras. Entre as principais estão atrofia das fibras musculares, perda da flexibilidade articular, inchaço, acúmulo de gordura, diabetes, entre outras.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), já é considerada sedentária uma criança na faixa etária entre 6 e 17 anos que pratique menos de 300 minutos de atividade física semanalmente. Ou seja, o equivalente a uma hora por dia de exercícios, cinco dias por semana.
Aliás, um dos maiores problemas dessa geração, é o aumento no tempo das crianças em frente dos computadores e celulares.

Dicas para prevenir o sedentarismo infantil

Seja o exemplo: Faça de seus hábitos pessoais o exemplo que você quer que seus filhos, se você é um pai ou mãe que pratica exercícios físicos, isso já é um grande passo.
Fuja do shopping, leve as crianças para passear ao ar livre: Troque as idas aos shoppings para lugares que sejam mais saudáveis, como: bosques, praias, quadras poliesportivas e trilhas.
Crie um ambiente divertido: procure sempre transformar sua saída com a criança, em um evento.
Pense na possibilidade da iniciação esportiva: leve a criança a eventos, jogos esportivos, dê opções para ela poder escolher a que mais vai se adaptar.
Educação física: mostre a importância que a Educação Física tem na vida dela, atual e futura, sendo um adulto saudável e mais feliz.
Ofereça brinquedos que favorecem o gasto de energia, tais como Bolas, corda de pular, bicicletas, entre outros.
Deixe a criança ajudar nas atividades domésticas, como: varrer, lavar carro, limpar o quintal, pois isso tudo pode se tornar divertido e prazeroso quando feito com mais alegria.
Evite levar a criança no colo: As crianças são naturalmente ativas. Gostam de correr, pular, brincar. Tire proveito de disso e dê preferência para brinquedos que promovam o gasto de energia.
Se não há espaço suficiente em casa para atividades físicas, ocupe outras áreas livres, como playgrounds e praças. Ciclovias em grandes avenidas, que têm pistas fechadas nos fins de semana, estão na moda nos grandes centros. A prática também favorece a interação com outras crianças, um dos fatores que vai engajá-la na atividade física.
Sendo assim, incentive uma criança à pratica de atividades físicas, uma criança saudável hoje, é um adulto com menos doenças no futuro.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!