[layerslider id="15"]

Bate, coração!

Bate, coração!
03 dez 2018

BRAZILUSA ORLANDO 94 CAPACongresso de Cardiologia em Chicago reúne mais 13 mil participantes.
O Congresso da Associação Americana do Coração, reuniu, em Chicago, mais de 13 mil cardiologistas do mundo todo, além dos milhares que acompanharam virtualmente através do mundo.
Foram discutidas as novidades e estratégias de prevenção e tratamento das doenças do coração.
Uma pesquisa demonstrou, após acompanhar mais de 20 mil participantes, que a suplementação com Ômega 3 e Vitamina D, não mudam o risco de complicações cardiovasculares ou câncer. Se lembrarmos que a Dieta Mediterrânea é rica em alimentos com esses, e já se mostrou benéfica para o coração, mais uma vez parece que o segredo deve estar nos alimentos mais do que em substâncias isoladas.
As novas diretrizes de controle do colesterol no sangue também foram divulgadas nesse Congresso e alguns aspectos são importantes: a 1ª avaliação dos níveis de gorduras no sangue deve ser feita por volta dos 18 anos e a partir daí, dependendo dos fatores de risco pessoais, novas avaliações precisarão ser programadas. Naquelas famílias com alterações genéticas que fazem os níveis de colesterol ficarem muito altos, apesar de todo tratamento, a primeira dosagem deve ser feita aos 2 anos de idade, depois aos 9 e no fim da adolescência, sempre se respeitando os fatores de risco pessoais de cada paciente.
O tratamento com a estatinas é seguro e deve ser feito também de acordo com o perfil de risco do paciente. Os cardiologistas precisam mudar um conceito: mais do que buscar um número mágico nos exames de sangue, em pacientes sem doença coronariana conhecida, o ideal é baixar colesterol LDL (colesterol ruim) se for o caso, pela metade.
Outro assunto que muito esperado foram as novas recomendações de atividades físicas. A nova diretriz reúne a Associação Americana do Coração, Colégio Americano de Cardiologia e tem a chancela do Serviço de Saúde do governo federal dos USA. Algumas novidades importantes foram introduzidas nas orientações gerais: as crianças, a partir dos 3 anos de idade devem ser estimuladas a brincar e a fazer atividades ao ar livre para obterem benefícios físicos e mentais.
Os adultos devem fazer de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana (de 2 horas e meia a cinco horas) ou 75 minutos de atividade intensa (uma hora e quinze). As atividades aeróbicas podem ser espaçadas e associadas aos exercícios de força (musculação), para garantir massa muscular e equilíbrio.
A mensagem mais importante é de que toda atividade conta. Se você não consegue ir à academia, troque as escadas rolantes e elevadores por escadas, caminhe nos intervalos do trabalho, e lembre-se que para cada hora de trabalho sentado fique de pé ou caminhe por 8 minutos. Seu coração agradece.

Dr. Luís Fernando Correia

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!