[layerslider id="15"]

As Plantas e Flores na Decoração

Varanda com plantas Artificiais. Projeto Myrna Porcaro.
27 fev 2018

As plantas são sempre bem-vindas na decoração das casas e até em ambientes comerciais. Além de compor, elas dão vida aos espaços, constatam com os demais elementos e causam enorme bem-estar. Entre os inúmeros benefícios podemos destacar os principais:

  • Melhoram a qualidade de ar de nossos ambientes filtrando mediante o processo de fotossíntese.
  • Ajudam a aumentar a umidade do ar, isto nos beneficia, pois contribui para que mantenhamos nossas mucosas, garganta e pele hidratadas.
  • Ter plantas nos ambientes reduz o stress, relaxa e anima, o que pode ajudar na concentração, compreensão e atenua sentimentos negativos como o medo e a depressão.
  • Comprovado que pessoas doentes que tinham plantas ao seu redor tiveram uma recuperação mais rápida. Também para os alérgicos á poeira as plantas auxiliam reduzindo em até 20% as partículas de pó suspensas no ar.

 

Existem muitas plantas que não exigem muitos cuidados e ficam lindas pela casa. E não importa o tamanho do espaço, sempre há uma forma ou um cantinho para uma plantinha. Basta escolher a planta que se adapte as condições de cada ambiente.

 

Mesmo num pequeno apartamento ou num cantinho do escritório, é possível, de maneira simples e sem maiores despesas, o cultivo de plantas. Tudo o que você precisa fazer é escolher as que se adaptem às condições que o local tem a oferecer.

 

Dentro de casa elas terão de suportar um nível de luminosidade inferior ao que receberiam no ambiente natural, contarão com menos umidade e terão espaço reduzido para suas raízes (já que serão cultivadas geralmente em vasos e jardineiras).

 

Quase todas as plantas se desenvolverão bem numa sala a uma temperatura de 20º C. Os cômodos com janelas envidraçadas são um pouco mais frescos, e muitas plantas se beneficiam com isso. As plantas grandes em geral preferem condições mais frias e crescem melhor num hall, num corredor, num quarto pouco aquecido ou em algum lugar semelhante.

 

No inverno muitas plantas passam por um período de repouso no qual os requisitos de temperatura e luz e consequentemente umidade, são menores. Quando uma planta precisa de um período de repouso, é aconselhável a temperatura mínima de inverno.

 

O teor de umidade da terra do vaso é talvez mais importante que qualquer outra coisa, mesmo a temperatura adequada. As plantas colocadas em vasos pequenos, especialmente, podem ficar muito secas ou muito úmidas, e nos dias de sol talvez seja necessário aguar três ou quatro vezes ao dia, principalmente se os vasos forem de cerâmica. Vasos de plástico não permitem a evaporação, conservando assim, de certo modo, o nível de umidade do solo.

Se uma planta mantém-se mais seca do que o necessário, as folhas se enrolam e eventualmente caem, ao passo que, se a terra está demasiadamente encharcada , o crescimento é prejudicado, as folhas permanecem pequenas e o solo se cobre por um fino musgo verde.

 

Na sala, as plantas na decoração podem estar presentes de diferentes formas, em vasos sobre os móveis, vasos grandes no chão ou até em um jardim vertical. O ideal é escolher plantas que se adaptem bem a cada canto do ambiente.

Os jardins verticais podem ser montados de várias formas, mas o ideal é utilizar plantas que não deem muito trabalho nem precisem ser remanejadas constantemente, evitando sujar o cômodo. As samambaias e barbas de serpente são perfeitas para este quem quer usar plantas na decoração. Orquídeas também são bem-vindas nos jardins verticais.

 

Outro local que pode receber bem um jardim vertical é a cozinha. Mas, para esse espaço, em vez de plantas ornamentais, vale a pena investir em temperos para comida, como salsa, cebolinha, coentro, alecrim, hortelã, manjericão, etc. Imagine ter sempre a mão essas folinhas frescas e deliciosas! Com certeza a família toda vai amar.

As plantas fazem muito sucesso nas cozinhas também!

 

As hortas em canteiros ornamentais são cada vez mais presentes nas residências contemporâneas e são tendência até pela atual preocupação com a saúde e qualidade da alimentação. E qualquer pessoa pode cuidar com o mínimo de informação e cuidado.

 

No quarto, usar plantas na decoração pode deixar o ambiente alegre, romântico e aconchegante. Até mesmo uma única flor dentro de uma garrafa já dá ao cômodo um visual diferente.

 

As orquídeas também podem compor a decoração do quarto, pois não precisam de muita luz.

Para quem tem disposição de cuidar da até para ter uma planta frutífera dentro de casa em um belo vaso. Pode inclusive ser em forma de bonsai. No entanto é preciso lembrar de colocá-lo no sol algumas horas por dia e regar sempre.

 

Rosas e flores do campo sobrevivem bem em jarros de água por até uma semana, dando muita cor e vida ao cômodo.

Como na Florida os espaços funcionam o ano inteiro com ar condicionado, manter plantas naturais é mais complicado. Nesse caso a alternativa das plantas e flores desidratas ou artificiais é muito válida e a qualidade desses produtos e empresas que trabalham com sua montagem vem aumentando a cada dia.

 

Em muitos casos a maioria das pessoas jamais irá descobrir que essas plantas não são naturais, inclusive as paredes verdes.

 

Arquiteta Myrna Gondim Porcaro.

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!