[layerslider id="15"]

O surpreendente mundo de franquias na América.

O surpreendente mundo de franquias na América.
14 abr 2018

Vamos abordar um assunto apaixonante e desafiador na América; FRANQUIAS. Começamos abordando o impacto econômico desta atividade no mercado americano. Um levantamento feito por entidades responsáveis em medir dados estatísticos deste tipo de negócio, afirma que impactou positivamente 2016 e possivelmente em 2017 superará este resultado.

É importante destacar que no mercado americano existem dois tipos de franquias; as Franquias de Produtos e Marcas, e foi este grupo que deu origem ao modelo usado até hoje, mas

neste grupo também encontramos boa parte do varejo, onde as indústrias podem usar outros canais de venda, e querem também uma rede exclusiva utilizando sua marca. O outro grupo existente no mercado são os Business Format Franchising ou Franquia de Negócio, aqui o modelo segue um formato mais robusto, porque a dinâmica se resume em o franqueador repassar um modelo de negócio a ser replicado, incluindo a dinâmica com fornecedores, que podem ser próprios ou terceirizados.

O impacto econômico destes segmentos é tão positivo no mercado americano que é impossível não se apaixonar.

Vamos aos dados: o mercado  fechou com um total de 801.000 estabelecimentos, considerando unidades próprias e franqueadas dos dois modelos de franquia. O setor de franchising faturou em 2016  cerca de U$ 868 bilhões, e é responsável por 9 milhões de empregos diretos , o que acrescenta ao PIB dos USA U$ 541 bilhões; mas temos um cenário não visível e que é muito maior, porque influencia diversas outras empresas e empregos que não pertencem ao setor direto de franquia, mas atividades que complementam o setor.

O PIB americano cresceu 2.6% em 2015, 2.1% em 2016, 2,5% em 2017 e deverá crescer entre 2% e 3% em 2018, resultado admirável e saudável. Como os Estados Unidos continuam sendo  uma vitrine de negócios para o mundo, empresas de outros países que criaram negócios interessantes de franquia, querem empreender e destacar suas marcas, afinal com essas perspectivas econômicas, crescer em um dos maiores mercados do mundo, não fica tão longe da realidade, aliás em se falando de realidade, nunca estivemos tão  próximos de  garantir uma boa fatia no mercado americano.

Muitas empresas brasileiras estão chegando e se preparando para iniciar vendas de franquias em solos americanos.  Lembrando que a legislação aqui é muito rigorosa e o franqueador sabe que tem que estar qualificado legalmente; além deste aspecto tem que ter um sistema sólido e testado, oferecendo um treinamento e suporte adequado para o franqueado.

Neste contexto tão apaixonante é impossível não pensar em tantos empresários brasileiros que deveriam estar sob o sol da Florida  iniciando sua trajetória neste imenso mundo de oportunidades.

Eliete Negrão – 305 922 0006 | 011 99600 4454 eliete.leone@terra.com.br www.elietenegrao.com  Eliete Negrao Inteligência Internacional.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!