[layerslider id="15"]

A alimentação a favor do seu coração

A alimentação a favor do seu coração
05 fev 2019

O alimento é uma condição essencial para a sustentação da vida e prevenção e tratamento de inúmeras doenças, dentre elas as que acometem o coração, um dos principais órgãos do corpo, com a responsabilidade de bombear sangue para todas as regiões do organismo. Seu mau funcionamento prejudica todo o sistema corporal.
As doenças cardiovasculares (DCV’s) estão entre as principais causas de mortalidade no mundo. As DCV’s atualmente fazem 17,3 milhões de mortes a cada ano, com 80% destas ocorrendo na população de rendas baixa e média. Na maior parte das vezes, a doença cardiovascular se manifesta na vida adulta, porém é na infância que o processo se inicia silenciosamente e de forma mais acentuada naqueles que apresentam fatores de riscos.
A má alimentação, a falta de exercício físico, hipertensão, tabagismo, colesterol e triglicérides elevados, diabetes, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. Esses são os principais fatores de risco para uma cardiopatia. Então, a melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável.
Para ter uma dieta saudável, é essencial que todos os grupos de alimentos devem estar no regime alimentar diário. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
Além disso, é importante seguir algumas orientações. Descubra, juntamente com o seu médico, a quantidade de calorias que você deve consumir diariamente para atingir ou manter seu peso ideal, além, é claro, de reduzir o consumo de gordura para aproximadamente 30% do total de calorias consumidas diariamente. Diminua também a ingestão de colesterol para 200mg diários, no máximo. Escolha alimentos ricos em fibras, preferencialmente os carboidratos complexos e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Quando for comer fora, tenha o mesmo cuidado que você toma ao preparar suas próprias refeições.
Seu corpo necessita de nutrientes que só uma variedade de alimentos de diferentes grupos pode proporcionar. Após determinar a dieta com o seu médico, adapte o número e o tamanho das porções para alcançar e manter um peso saudável.
Alguns alimentos são “amigos” do seu coração, como:
Azeite de oliva, que é rico em ácidos graxos monoinsaturados, o consumo moderado de azeite ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do HDL (o colesterol bom).
Os peixe são fonte de ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Os peixes de águas salgadas e frias são os que contêm maior quantidade de ômega 3 como por exemplo: salmão, sardinha, atum, bacalhau.
Além do peixe, o ômega 3 também pode ser encontrado nas oleaginosas como: nozes, castanhas, pistache e avelã.
O consumo regular de soja ajuda diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentam a concentração de HDL (colesterol bom). Atuando sobre os níveis de colesterol, a soja também é uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.
Na parte dos temperos, o coentro e o açafrão tem ação antioxidante e auxiliam na prevenção contra as doenças cardiovasculares.
Dentre os cereais, um dos principais amigos do peito é a aveia. O alimento é fonte de uma fibra insolúvel nomeada betaglucana, que melhora a circulação e inibe a absorção de gordura pelo organismo. A aveia reduz as concentrações de colesterol, triglicerídeos e lipídios totais, favorecendo a saúde cardiovascular. Além dela, existem cereais ricos em gorduras benéficas, como a linhaça, e que favorecem a saciedade, como o centeio. Neste caso, o benefício para o coração é indireto, já que retardando a sensação de fome, o cereal auxilia na manutenção de um peso saudável.
Acima de tudo, procure sempre a orientação de um médico antes de embarcar em qualquer dieta, uma vez que ele ira indicar o melhor caminho que deverá adotar para ter uma vida mais saudável e proteger o seu coração.

Por Dr. Rodolfo Carrillo-Jimenez M.D
Cardiologista

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!