[layerslider id="15"]

9º Mandamento – A Verdade Liberta

9º Mandamento – A Verdade Liberta
23 jun 2018

CAPA Gospel Orlando BrazilUSA 14“Que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação…” (Tiago 5:12)

Aprendemos com a cultura na qual vivemos que ‘se dar bem’ é a melhor coisa da vida. Damos o velho ‘jeitinho’ para que possamos ser atendidos na frente das outras pessoas, recebermos mais do que pagamos, ou, simplesmente, usufruirmos de benefícios que não teríamos direito. Aliás, isso está tão impregnado em nós, que nem percebemos que isso nos torna filhos do inimigo das nossas almas.
Por mais duro que isso possa parecer, a Bíblia afirma que “o Diabo é o pai da mentira,” e não há como não atrelar as características acima à outra coisa, senão ao falso testemunho.
Paulo vai direto ao ponto em Efésios 4:25 “Por isso, deixando cada um a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.”
A mentira, a meia-verdade, o engano, a falsidade, ou coisas semelhantes, são características de uma vida sem Deus. É muito natural evitarmos qualquer verdade que nos traga consequências difíceis. Mas o cidadão dos céus do Salmo 15 “é aquele que jura com dano próprio, e não se retrata.”
Um exemplo muito comum no contexto de imigrantes, é achar normal se viver na ilegalidade; aliás, racionaliza-se quaisquer argumentos a fim de chancelar o que nossos corações desejam. Mas lembremos, quando o nosso sim, é não; ou o nosso não, talvez; isso significa que vivemos como filhos de Satanás, e não como filhos de Deus, ainda que nos recusemos a pensar assim.
Não é apenas loucura viver à margem da sociedade por não poder honrar nossas palavras às autoridades desse mundo; mas algo muito pior e aterrorizante, viver com a consciência que estamos indo contra à Lei de Deus, que colocou essas autoridades nas nossas vidas, para que as obedecêssemos (Rom. 13).
O que fazer, então, se nos achamos encurralados pelas nossas próprias mentiras? A resposta é única, e aponta a nossa vida para o único lugar onde a verdade se estabelece de forma perfeita e cabal: a Cruz do Calvário.
É olhando para a Palavra encarnada na Pessoa de Cristo, que essas palavras fazem sentido: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará,” e, “se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Pr Samuel Vitalino

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!