[layerslider id="15"]

5º Mandamento – Pais e Filhos

5º Mandamento – Pais e Filhos
28 fev 2018

“O primeiro mandamento com promessa…” (Efésios 6:2)
Vivemos dias em que os conflitos de gerações estão cada vez mais latentes. Pais e filhos não se entendem mais, não falam a mesma linguagem.

O resultado tem sido sintomático, os relacionamentos familiares estão cada vez menos familiarizados.

Mas creio que o 5° Mandamento pode nos ajudar a nadar contra essa onda satânica de separação familiar.

Quando pensamos de quem é a primeira responsabilidade no relacionamento entre pais e filhos, podemos ser rápidos em colocar todo o peso nas costas dos pais, mas ao que parece, a Lei de Deus não pensa assim. Note que o Mandamento não ordena nada aos pais, mas aos filhos que honrem seus pais.

Isso não tira a responsabilidade dos pais, antes, a aumenta, pois a Palavra de Deus parte de um princípio lógico que os pais já amam os seus filhos e, via de regra, procuram fazer o possível em favor deles.

Muitos têm errado na tentativa de acertar, pois não estabelecem os limites estabelecidos pela própria Bíblia com medo dos filhos ficarem com raiva e, por fim, deixá-los; mas exatamente o oposto está acontecendo. Por quê? Porque a Bíblia em sua sabedoria infinita diz que os filhos precisam de limites: “Não provoqueis os vossos filhos à ira, mas tratai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:3)

Por outro lado, não há como negar que a carga do mandamento recai sobre os filhos, afinal, nem todos serão pais, mas filhos, todos são.

Uma das maiores injustiças do mundo é ver filhos que foram gerados, amados, cuidados e sonhados pelos pais se voltando contra eles, simplesmente porque “os velhos” não conseguem se adaptar a certas modernidades.

Antes não tivéssemos tais novidades e invenções do que vê-las se tornando motivos de tamanha tristeza para aqueles que deveríamos alegrar. Que os filhos, ao lerem essas palavras, possa arder nos seus corações o sentido mais direto da Lei de Deus: “Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”.

Essa vida prolongada não é apenas em tempo, mas principalmente em qualidade. Vivem melhor os filhos que honram, alegram e obedecem seus pais; treinam melhor os pais que disciplinam e encaminham seus filhos para Cristo!

 

Pr Samuel Vitalino.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!