[layerslider id="15"]

5 exercícios Funcionais para terceira idade

5 exercícios Funcionais para terceira idade
07 set 2018

CAPA BRAZILUSA SOUTH FLORIDA 36Na atualidade vivemos uma realidade que há muito tempo não se dava, o crescimento mundial da população idosa. Caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função de tempo, o processo de envelhecimento é inevitável, aí entra o profissional de Educação Física com suas técnicas de treinamento funcional para retardar esse processo.
Pensando em melhorar a saúde e bem-estar do idoso, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano, assim como subir escadas, pegar objetos do chão, tomar banho, vestir-se, amarrar o sapato, caminhar nas ruas com equilíbrio e segurança, montamos 5 exercícios Funcionais para ajudar o dia-dia deles:
1-Agachamento com apoio
Quatro articulações estão envolvidas no movimento, tornozelo, quadril e coluna vertebral. Por isso ele é de suma importância para o idoso. O movimento consiste em sentar e levantar sem tocar ao destino desejado. Importante atentar também, que o joelho durante a execução, não pode passar as pontas doe pés.
2-Prancha na parede
Um dos exercícios mais utilizados para prevenção de lesão e proteção da coluna vertebral, o movimento trabalha diretamente com a musculatura do CORE(músculos localizados na região cintura pélvica). O exercício consiste em ficar com os cotovelos apoiados na parede com o corpo ligeiramente inclinado. Manter na posição durante 30 segundos.
3-Equilíbrio em uma base instável
O exercício trabalha a propriocepção dos membros inferiores. Ótimo exercício para aprimorar o equilíbrio. Procurar uma base instável (bosu, disco de equilíbrio) e manter na posição durante 20 segundos,
4-Deslocamentos laterais, frontais e de costas.
Executar caminhadas com passadas laterais, frontais e de costas.
Importante colocar pontos de referência para execução dos movimentos.
5-Afundo
Com uma perna na frente e outra atrás, você vai projetar o joelho da perna de trás em direção ao solo, antes de chegar ao chão, voltar a posição inicial. Esse exercício é ótimo para trabalhar a musculatura posterior da coxa e glúteos.
Assim é importante conscientizar que a atividade física na terceira idade é importante para rotina dos idosos, pois colabora com a saúde física e mental, agindo sobre o processo de envelhecimento, evitando muitas limitações funcionais.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!