Administração Trump cria escritório para pegar fraudes em Green Cards e Naturalizações.
13 set 2018
O governo Trump lançou recentemente um escritório que se concentrará na identificação de imigrantes suspeitos de fraude na obtenção do Green Card ou cidadania com o intuito de revogar os Green Cards concedidos e desnaturalizar esses indivíduos. O diretor do USCIS, Francis Cissna, anunciou que sua agência está contratando dezenas de advogados e oficiais de imigração para analisar esses casos.
A base para abertura de tal escritório se dá devido a verificação de fraudes. Em setembro de 2016, o Escritório do Inspetor Geral do DHS divulgou um relatório concluindo que o USCIS concedeu cidadania americana a pelo menos 858 indivíduos que deveriam ser deportados ou removidos pois obtiveram a cidadania usando identidade falsa durante o processo de naturalização(seus registros de impressões digitais não estavam disponíveis). Além disso, o relatório descobriu que os registros de impressões digitais estavam faltando em centenas de milhares de casos por uma série de razões.
Por muitos anos, o DOJ concentrou seus esforços para cidadanias de imigrantes por supostos crimes de guerra que mentiam em seus documentos de imigração, principalmente os ex-nazistas. E o USCIS e o DOJ buscaram casos à medida que surgiam, mas não através de um esforço coordenado.
O diretor do USCIS, Cissna, afirmou que “ele espera que o novo escritório da agência em Los Angeles esteja em funcionamento até o próximo ano, mas acrescentou que investigar e encaminhar casos para processos judiciais provavelmente levará mais tempo”.
André Linhares