Alimentação x Rinite
03 jan 2018
Você sabia que a rinite pode ser evitada e tratada através da alimentação? Pois é, uma das formas de tratar a rinite é através da alimentação diferenciada, que pode aliviar completamente os sintomas da alergia.
Primeiro precisamos entender o que é a rinite. É uma inflamação crônica ou aguda, alérgica ou infecciosa da mucosa nasal. A rinite aguda é causada por um vírus, enquanto a crônica é causada por uma exposição a fatores alergênicos que levam a uma resposta inflamatória. Esses alérgenos são os ácaros, fungos, pólen, urina e pelos de gatos e cães. Mudanças ambientais, fumaça de cigarro, produto de limpeza, perfumes, também podem ser um fator que desencadeia a rinite.
E quais são os seus sintomas? Espirros, nariz escorrendo, obstrução e coceira nasal, olhos lacrimejantes, são alguns dos sintomas da rinite. A rinite é considerada um quadro de umidade interna do corpo. Algumas pessoas já nascem com pré disposição a desenvolver quadros de umidade interna, que, aliados com hábitos alimentares incorretos, exteriorizam-se.
O consumo de alguns alimentos podem diminuir a umidade interna do corpo como vegetais cozidos com salsa, cebolinha, coentro, hortelã, cereais em pelo menos uma das refeições. São indicadas também as raízes como gengibre, aipim, beterraba, batata-doce, inhame, feijão e frutas como banana e maçã cozida com canela. Durante as crises evite comer carne vermelha, camarão, linguiça, presunto, queijos de qualquer tipo, leite e derivados, melão e melancia, suco de laranja, sorvetes, maionese e molhos muito temperados.
Aqui estão os alimentos que ajudam a aliviar os sintomas:
– Mel: Funciona como imunoterapia. O ideal é que seja consumido três colheres de sopa por dia;
– Chá de urtiga: Atua como anti-inflamatório e descongestionante, reduzindo a quantidade de muco;
– Chá de camomila: É antioxidante e anti-histamínico. Também atua como um anti-inflamatório;
– Chá de capim limão: Ajuda a aliviar os sintomas, combate o congestionamento e um resfriado comum;
– Vitamina C: Algumas frutas e legumes possuem carotenoides, que são antioxidantes naturais que reduzem inflamações nas vias respiratórias. Além de impulsionar o sistema imunológico;
– Alho: O alho é poderoso para o sistema imunológico, mas também é um descongestionante e ajuda a aliviar o corrimento e os espirros. E também um anti-inflamatório e uma boa fonte de quercetina um anti-histamínico natural.
– Pimentas quentes: são descongestionantes naturais;
– Cebola: Anti-histamínico e anti-inflamatório natural. E são comprovados em reduzir os sintomas em pessoas que sofrem de rinite. Até um chá de cebola pode ajudar nesse tratamento;
– Laranja: Um estudo nos EUA comprovou que o consumo de folato encontrado na fruta alivia os sintomas das alergias respiratórias, como asma e rinite.
Pesquisadores perceberam que a adição de ácido fólico em alimentos como pães e bolos, também reduziu a incidência das alergias. Quanto mais alto o nível de ácido fólico no sangue, menores os níveis do agente responsável por desencadear as crises alérgicas.
Outros alimentos que ajudam na congestão são:
– Eucalipto: Você pode usar as folhas ou gotas de óleo de eucalipto numa panela de água quente. Aproxime o rosto e cubra a cabeça com uma toalha quente para favorecer a concentração de vapor no nariz e testa;
– Hortelã: Adicione dois pacotinhos de chá de hortelã a água quente. Fazer a mesma coisa do eucalipto;
– Óleo vegetal de copaíba: massageie o rosto com esse óleo logo após a inalação caseira, cubra o rosto com um pano seco.
Alimentos que devem ser evitados:
– Leites e derivados: favorece a formação de muco, piorando assim os sintomas da rinite;
– Aipo e pêssego: Para quem sofre rinite por conta do pólen, deve evitar esses dois alimentos. Porém, ao cozinhar o pêssego, é possível diminuir as substâncias alergênicas.
– Melancia e melão: Ricos em pólen da ambrosia, podem desencadear a rinite em quem tem reações ao pólen;
– Tomate: Contém pólen de gramíneas, e deve ser evitado por quem tem alergia a grama, para não desencadear espirros, coceira nos olhos, coriza e obstrução das vias respiratórias;
– Avelã: Algumas pessoas podem ter alergia a avelã porque as suas proteínas são muito parecidas com a do pólen, podendo trazer sintomas da rinite.
Nada melhor do que usar os alimentos ao nosso favor!
Fernanda Brenneman – Nutricionista