Como a Neurociência pode ajudar você a ser mais PRODUTIVO
09 dez 2017
De acordo com resultados de pesquisas realizadas em instituições norte americanas, um profissional de alta performance possui algumas características essenciais, como a capacidade de produzir acima da média normal por um longo período de tempo, mantendo um estado saudável de saúde e de bons relacionamentos. Isto é possível? Vamos entender um pouco sobre NeuroProdutividade, Neurociência.
Com base em estudo científico da neurociência, metafísica e da psicologia, e através de observações de hábitos de profissionais de alta performance, pode-se compreender que é preciso não apenas atingir resultados financeiros, mas alinhá-los à alto nível de saúde e de bons relacionamentos. Para isso, vamos entender sobre o cérebro humano. De acordo com a teoria do cérebro trino, desenvolvida pelo neurocientista Paul MacLean, o cérebro é dividido em três unidades funcionais básicas:
- Cérebro reptiliano ou cérebro base – Responsável por promover reflexos simples, como nos répteis. É aqui que surgem os nossos instintos, como o de sobrevivê
- Cérebro emocional, também chamado de sistema límbico – Existente na maioria dos mamíferos, é nesta pequena região do cérebro onde são liberadas emoções de medo, raiva, alegria, tristeza, nojo e surpresa.
- Cérebro racional, também chamado de neocórtex – Esta região diferencia o homem dos demais animais. É a região onde o pensamento abstrato é desenvolvido e a capacidade de criar e de gerar invenções acontece.
NeuroProdutividade é a compreensão dessas unidades funcionais básicas de nosso cérebro, alinhadas à gestão de alta performance. Ele é dividido em três áreas: Pensamento, sentimento e ação. A intersecção dessas áreas representa o agente de Produtividade, ou também chamada de Eu Produtivo. Em cada área, são apresentados três pontos importantes.
Pensamento
No nosso lado racional, é importante definir CLAREZA: No plano; No objetivo; E no resultado.
- Clareza no plano significa deixar claro o que se quer conquistar, quando quer atingir e o que é preciso para chegar até lá!
- Clareza no objetivo é questionar sobre o que se planeja fazer: faz sentido? Este é o real desejo? Com quem posso contar?
- Clareza no resultado diz respeito a estabelecimento de metas de curto e longo prazo e avaliação constante desses resultados.
Sentimento
No nosso lado emocional, é preciso ter INTENÇÃO: No declarar o que que se deseja; No gerar a energia necessária para manter a vibração positiva; e No cultivar a resiliência.
- Declarar o que se deseja é colocar intenção verdadeira, conectada ao seu sonho, objetivo. É verbalizar com frequência este objetivo e praticar de forma verdadeira para que o seus pensamentos e sentimentos estejam congruentes.
- Gerar energia é ter a compreensão de que você não possui energia, mas pode gerá-la a qualquer momento, através de exercícios físicos frequentes e consumo de alimentos como aveia, mel, banana e chá verde que ajudam na produção de vitaminas e de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina.
- Ter resiliência é Para isso se faz necessária a limpeza de nossa mente. A Neurociência já comprova a importância de atividades como ”Mindfulness’ no processo de acalmar a mente e no melhoramento de nossa condição cerebral.
Ação
Tão importante quanto Clareza e Intenção, Ação é colocar em prática tudo que já foi desenvolvido nas outras áreas com Plano de Ação, Comunicação e Comemoração.
- Desenvolver o plano de ação é traçar o passo a passo para o objetivo final, passos diários que precisam ser dados com foco nas prioridades que levarão ao resultado desejado e os recursos necessá
- Comunicação é comprometer-se com o processo, informando sobre o plano e utilizando da base de networking disponível.
- Por fim, Comemoração. O que não se entendia no passado é que celebrar os pequenos rendimentos é tão importante quanto os grandes resultados. A motivação diária é Receba a premiação pelos seus objetivos. E, coloque a gratidão em sua vida.
A Gratidão ativa o sistema de recompensa do cérebro, resultando no bem estar. Sendo assim, o cérebro passa a entender que emoções positivas acontecem, liberando dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer. Ou seja, o indivíduo se motiva em busca de seus sonhos e dos seus objetivos.
Se você deseja ir além e quer experimentar um processo mais profundo utilizando os conceitos de Neuro Produtividade em sua vida, aumentando a sua capacidade produtiva e satisfação pessoal, convido você a fazer uma sessão demonstrativa comigo. Envie email para edel@edelpontes.com e comece a sua transformação já!