#RELEMBRANDOCHICOANYSIO
26 nov 2017
Francisco Anysio de Oliveira Paula (Chico Anysio) nasceu em Maranguape, no interior do Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Chico Anysio fez parte da história da televisão brasileira ao inovar e criar centenas de diferentes personagens.
Todo mundo lembra pelo menos um bordão e personagem criado e interpretado pelo ator.
Algumas curiosidades sobre o ator:
Em 1948 chegou a disputar com Silvio Santos um concurso para locutor da Rádio Guanabara. Na época, ficou em segundo lugar, perdendo para o dono do SBT.
Chico Anysio criou quase 500 personagens ao longo de sua carreira. Duzentos e nove ganharam vida e apareceram na televisão, no cinema eno teatro, como por exemplo:
Bento Carneiro, o vampiro brasileiro – Bordão: “Minha vingança será
maligna!”
Justo Veríssimo – deputado corrupto, Bordão: “Quero que pobre se exploda!”
Professor Raymundo – Bordão: “E o salário, ó…”
Salomé – Bordão: “Barbaridade!”
Painho – Tinha dois bordões: “Sou louco por essa neguinha!” e “Affe!”
O humorista sempre gostou de ter uma família numerosa. Ele teve 15 irmãos e, de seus seis casamentos, teve nove filhos. Alguns deles seguiram a carreira do pai e ficaram famosos como atores e humorista. Com dezesseis anos, participou de um programa de calouro e com o seu número, o humorista ganhou o primeiro lugar e utilizou o prêmio em dinheiro para comprar uma bicicleta para o seu irmão mais novo, Zelito – que no futuro seria o cineasta Zelito Viana, pai do ator Marcos Palmeira.
O jovem Chico Anysio ficou tão popular que os programas de calouros pararam de aceitá-lo, pois ele sempre faturava os concursos. Representantes de uma TV mexicana foram visitar o estúdio de edição e ficaram impressionados ao saber que era Chico quem interpretava todos os personagens. Eles achavam que vários atores se revezavam nos quadros. Chico Anysio faleceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de março de 2012, vítima de uma infecção pulmonar.