Plantas medicinais e você – Suncoast
27 jan 2018
Continuando à série Plantas medicinais e você, conheceremos as propriedades medicinais do Confrei e da Erva Cidreira. Se você perdeu as últimas edições, já falamos sobre o plantio, colheita e secagem, e os benefícios do Alecrim, da Arruda, da Babosa, do Boldo, da Calêndula, da Camomila, do Capim-Limão, da Carqueja, da Cavalinha e da Citronela.
Confrei
16
Nomes populares: Orelha-de-burro, Consolida
Nome científico: Symphytun officinale L
Parte utilizada: folhas e raízes
Uso popular: cicatrizante de ferimentos não infectados
Preparo: infusão das folhas e decocção das raízes
Uso: exclusivamente externo
Cuidados e restrições de uso: não deve ser usada internamente, pois provoca efeitos tóxicos graves sobre o fígado. Não deve ser usada por gestantes, mesmo que topicamente, pois pode causar má formação fetal. Após o uso tópico na pele não se exponha ao sol, pois é fotossensibilizante podendo provocar queimaduras. Aconselha-se proteger a pele durante o manuseio da planta seca e fresca.
Como plantar: deve ser plantada em solo úmido, porém não encharcado, com bom teor de matéria orgânica. A época ideal de plantio é entre agosto e novembro. A propagação se dá por divisão de touceiras.
Erva-cidreira
17
Nomes populares: Erva-cidreira brasileira, Cidreira, Cidró
Parte utilizada: folhas
Uso popular: calmante, digestivo, antiespasmódico e antisséptico
Preparo: infusão
Uso: interno
Cuidados e restrições de uso: não deve ser usada por pessoas sensíveis às substâncias da planta.
Como plantar: deve ser plantada em solos férteis. Não tolera excessos de calor e frio. Propaga-se por sementes e estacas.