[layerslider id="15"]

O “NÃO ADVOGADO” QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO O MERCADO DE IMIGRAÇÃO NO MUNDO

O “NÃO ADVOGADO” QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO O MERCADO DE IMIGRAÇÃO NO MUNDO
24 jan 2020

Com 97% de aprovação em seus pleitos imigratórios, quando se fala em processo de imigração Leonardo Freitas é visto como autoridade no assunto.
Especialista em Ciências Comportamentais, ex-agente Federal do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Músico graduado pelo Berklee College of Music, profissional com uma veia empreendedora pulsante e, em alguns momentos, até polêmico. Poderíamos ficar aqui por horas listando suas inúmeras características e seu extenso currículo – muitas observadas até por quem nem o conhece pessoalmente.

Leonardo Freitas é sócio fundador da Hayman-Woodward Global Mobility Services, uma holding multinacional, pioneira na conscientização da existência dos 187 tipos de vistos americanos, muitos dos quais concedem Green
Cards para indivíduos que possuem habilidades únicas em suas áreas de especialização ou treinamento, sem a necessidade de oferta de emprego ou investimento nos Estados Unidos.

Mas, a grande pergunta é: como esse “não advogado” conseguiu chegar onde chegou, revolucionando o mercado de imigração?  Sim, também estávamos muito curiosos por essa resposta.

LEONARDO FREITAS

São 25 anos de trajetória profissional. Carioca, sua história nos Estados Unidos começou bem cedo, com apenas 14 anos quando foi estudar na Suíça e, posteriormente, na Filadélfia. Foi exatamente lá que se apaixonou pelo país e teve a certeza que daqui não sairia mais!

Apaixonado por música, Leonardo se formou em Produção Musical e Engenharia de Som, na prestigiosa Berklee College of Music, em Boston. Um tempo depois, precisou retornar ao Brasil para prestar serviço militar. E, passados alguns anos, retornou para os Estados Unidos e começou a atuar na área da tecnologia – o que também sempre adorou. Logo depois, entrou para as Forças Armadas Americanas.

A música me levou para a fibra ótica, que me levou para a tecnologia e essa me levou para o estudo do comportamento humano.”, lembrou ele.

Leonardo Freitas tornou-se instrutor certificado do Facial Action Coding System (FACS), uma técnica desenvolvida na Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF), pelo renomado psiquiatra e cientista comportamental, Dr. Paul Ekman. Ele também aprofundou os seus conhecimentos na área de Ciências Comportamentais, realizando cursos na Universidade de Melbourne.

Dentro das Forças Armadas Americanas, ele começou a identificar a “assinatura” do comportamento de cada indivíduo. Através de técnicas, como interpretação de linguagem corporal e micro expressões faciais, Leonardo desenvolveu uma metodologia de investigação dentro do Departamento de Segurança Nacional, por onde atuou por 15 anos.

No entanto, antes mesmo de entrar nesse segmento do Governo, Leonardo fundou o que hoje tornou-se seu grande império, a Hayman-Woodward Global Mobility Services.

HAYMAN-WOODWARD

A empresa foi fundada em 1996, apenas como uma consultoria de internacionalização de negócios. De acordo com Leonardo, em 2008, a Hayman teve um pico altíssimo de processos sendo realizados, principalmente para empresas americanas que queriam levar os seus negócios para países emergentes.

“Foi uma época muito boa! No entanto, grande parte dos meus clientes sempre vinham com aquela pergunta sobre como poderiam realizar o processo imigratório, tipos de visto e muitas outras questões. Até esse momento, eu tinha um escritório parceiro a quem eu sempre indicava esses casos. Porém, a demanda começou a aumentar significativamente. Não era uma necessidade, mas com esse crescimento, vimos que poderia ser uma
oportunidade!”,
explicou Leonardo.

Quando trabalhou no Departamento de Imigração, na época que estava atuando na área de Segurança Nacional Americana, Leonardo pôde observar a quantidade de vistos que eram negados. Segundo o empresário, esses
processos muitas vezes eram considerados como petições fraudulentas. Mas, na sua opinião, eram solicitações mal conduzidas por profissionais não qualificados.

“Aquilo foi me alertando e determinando o que eu faria quando saísse de lá. A Hayman já existia e estava tendo muito sucesso. A intenção era começar a oferecer esse novo serviço.” contou.

Paralelamente, em 2016, surgiu essa grande oportunidade de passar a oferecer esses serviços imigratórios. Com a mudança na legislação, especificamente em Washington passou a ser permitido que um “não advogado” se
associasse à um advogado oficial, para realizar processos burocráticos, onde há a necessidade desse profissional. Foi então, que Leonardo associou-se e deu início a uma parceria com o advogado Miguel Risch. E, o escritório da Hayman-Woodward, em Washington, tornou-se a sede e local onde são montadas todas as estratégias, contratos e pleitos imigratórios da empresa.

 

Atualmente, devido a expansão da empresa, Leonardo não exerce mais funções administrativas no escritório de advocacia, resumindo suas atividades inerentes ao posto de CEO da Hayman-Woodward Global Mobility Services, que não possuem cunho jurídico.

Importante ressaltar, – ponto onde Leonardo é muito questionado – de que o empresário não exerce (nem nunca exerceu) nenhuma interferência na decisão de seus advogados, onde esses possuem total liberdade para decidirem se devem ou não aceitar os processos que recebem. O que sempre houve era a junção da expertise do profissional Leonardo Freitas em questões migratórias, tributárias e internacionalização de negócios, unido ao poder e conhecimento de seus advogados.

“Eu tenho o meu conhecimento sobre como entrevistar o cliente, puxar a verdade, saber a história dele para tentar entender qual será a melhor saída. Mas, quem decide a melhor estratégia jurídica, se vai pegar o caso ou não, são sempre os advogados. Isso eu não participo!”, esclareceu Leonardo.

Hoje, a Hayman é uma empresa multinacional, com 12 companhias operacionais dentro de sua área de atuação e filiais em oito países na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, chegando a realizar cerca de 3.100 processos por ano.

 

A empresa já passou por diversas transformações ao longo de todos esses 25 anos de atuação, com o grupo crescendo para abranger diversas áreas, incluindo gerenciamento de patrimônio, planejamento tributário, imigração, consultoria de negócios, aviação, artes marciais, serviços de alimentação e outros setores diversificados, apoiando indivíduos e entidades empresariais na busca por construir valor além das fronteiras.


NOVO MOMENTO: HAYMAN-WOODWARD GLOBAL MOBILITY SERVICES

Uma tecla que Leonardo Freitas “bate” muito é sobre “quebrar barreiras”. Num mundo cada vez mais interconectado, o conceito de mobilidade global está muito presente. Entender esse impacto é essencial para fazer crescer o indivíduo e prosperar profissionalmente, principalmente para pessoas qualificadas – não apenas por seus incríveis currículos, mas como também por suas bagagens culturais e pelo imenso desejo de se tornarem cidadãos globais.

O mais interessante de notar, porém, é a significativa mudança no perfil dos brasileiros que saem do país em busca de um novo lar. Ao contrário do passado, onde era comum pessoas com poucas qualificações trabalharem em
empregos de baixa remuneração ou, até mesmo, subempregos, hoje em dia existe um expressivo movimento de êxodo intelectual, sobretudo para quem tem formação acadêmica avançada e experiência profissional em áreas onde
existe uma procura mundial por mão de obra qualificada, como engenharia, saúde, aviação, direito, administração, e muitas outras.

Em 2017, observando o grande “boom” de pessoas interessadas em migrar para os Estados Unidos e outros países, Leonardo Freitas resolveu dar mais um passo adiante.

 

“O meu estilo de fazer é sempre nessa modalidade de fazer coisas novas, desbravar!”, disse o empresário.

A partir desse momento, a Hayman passou a ser mais do que uma simples consultoria de negócios e advocacia imigratória. Hoje, a empresa tornou-se Hayman-Woodward Global Mobility Services, uma holding multinacional que
acredita não existir fronteiras ou obstáculos burocráticos para indivíduos ou empresas que genuinamente querem investir e prosperar no âmbito global.

Essa nova estrutura global da empresa permite que seus clientes identifiquem as melhores oportunidades de negócios nos países e mercados em que optarem por investir, auxiliando-os através do planejamento tributário, gerenciamento de patrimônio, realocação familiar e muitos outros novos serviços.

Leonardo Freitas chama a atenção ao fato de que muitas pessoas quando resolvem imigrar para os Estados Unidos, preferem percorrer caminhos mais difíceis para conseguirem o tão importante Green Card. O empresário ficou muito famoso por ter dado luz ao EB-1 e EB-2 NIW, dois tipos de vistos que atualmente são os mais procurados. Ele explica que até então, as pessoas só ouviam falar do EB-5 (modalidade onde se investe o valor de 500 mil dólares), não sabendo sobre essas e outras inúmeras opções em que podem se enquadrar.


Existem 187 tipos de vistos. E, as pessoas não conhecem 2%, focando muito em comunidades que são as menos instruídas. Falam muito dessa questão: você só consegue com um casamento ou com um investimento. E, não é só
isso! Existem muitas outras possibilidades de você vir, até mesmo sem a necessidade de um empregador, apenas por meio próprio.”
, ressaltou.

Para melhor entender o que são os vistos EB-1 e EB-2NIW, hoje os mais procurados, Leonardo explicou da seguinte maneira:

  • EB1 tem três subcategorias: EB1- A, direcionado para uma pessoa de habilidade extraordinária, que tenha feitos e contribuições significativas para o seu tipo de meio, podendo cumprir três de dez critérios que estão disponíveis no site da imigração. EB1- B é destinado à professores e pesquisadores cumprindo dois de seis critérios. Esse precisa ter um convite de um centro de pesquisa ou de uma universidade. Por fim, EB1 – C é a transferência de um executivo no estrangeiro, muito parecido com o L-1, que está vindo permanentemente
    para cá.
  • EB-2 NIW tem duas subcategorias: Primeiro destinado para uma pessoa que tem um grau acadêmico avançado e a outra para pessoas com habilidades excepcionais, ou seja, com um nível de expertise significativamente acima da média – algo do que é encontrado em artes, ciências ou negócios. É necessário cumprir três de sete critérios. Leonardo ressalta que não é algo tão difícil, por exemplo, comprovação de cinco anos de atuação na sua área, bacharelado, licença para praticar a função, membro de uma associação profissional, comprovação de feitos significativos e assim vai.

 

POLÊMICO – ESCLARECENDO MITOS

Chamar a atenção para esses outros caminhos de vistos, foi a razão também pela qual conquistou a antipatia de muitos advogados, que, de acordo Leonardo, se aproveitavam da situação financeira de seus clientes para segurá-los em solicitações de visto que perduravam por muitos anos e não tinham a menor segurança de que seriam aceitos. Muitos desses, no passado, foram investigados pelo próprio Leonardo, quando o mesmo trabalhava como Agente Federal dos EUA, e acabaram sendo presos por estarem cometendo fraudes jurídicas.

“Eu percebi que existia um desserviço por parte da comunidade jurídica no quesito de imigração, onde esses faziam que o cliente ficasse refém do advogado por oito anos. E, isso é uma coisa que não faz o menor sentido pra mim!”, disse.

 

Como todos que acompanham Leonardo em suas redes sociais, é fácil perceber que o empresário é um “cara polêmico”. Dono de um jatinho particular, cercado de celebridades e sempre envolvido em acontecimentos importantes, faz com que as pessoas tenham um olhar crítico sobre suas atitudes.

 

Extremamente sincero, ele não esconde o que pensa. Razão também pela qual já “comprou” diversas brigas com pessoas importantes do país e outros profissionais da área. Mas, ao conhecer Leonardo Freitas pessoalmente, fica nítido o quanto as pessoas se enganam apenas pelo seu estereótipo e esquecem que, se hoje ele conquistou tudo que tem, é porque ele fez por merecer.


“É muito fácil uma pessoa falar dos outros, quando na verdade está falando de si mesmo. E, muita gente apedreja aquilo que é desconhecido. Eu já quebrei financeiramente duas vezes. Apesar de vir de família rica, eu sempre quis a minha independência financeira. E, isso me fez aprender com as minhas próprias quedas. Eu lutei pra chegar onde estou hoje.”,
disse ele.

 

Uma outra questão que muitas pessoas questionam Leonardo é sobre o preço que cobra pelos seus serviços, visto por muitos com “muito além do que é cobrado no mercado”. Mas, o empresário justifica de uma forma bem simples.

 

As pessoas pagam pelo serviço bem feito. Eu cobro pela qualidade da minha entrega. É o preço que vale a minha experiência.”, explicou.

A Hayman tem um percentual excepcional de aprovação em suas solicitações de visto. Motivo esse que coloca em dúvida muitas pessoas, que acabam levantando a possibilidade de um “esquema dentro do setor de imigração”. Leonardo esclarece dizendo:

 

“Não existe esquema! Muitas pessoas falam isso e não é verdade. Não tem como! Os documentos são enviados por correio. Ao chegar, são distribuídos e nós não temos nem como saber onde estão! As pessoas falam de coisas que não sabem, quando na verdade tudo é muito simples e honesto. Se acharmos ou soubermos de alguma irregularidade em um pedido de visto, nem mesmo aceitamos o processo!”.

Diante disso, ficamos nos perguntando qual será o então o segredo, certo?! E, de forma bem simples, numa só frase, Leonardo explica: saber ler. Para ele, não há segredo, apenas interpretar o que é pedido, escrever a verdade, da maneira correta e, pronto. Sem esquemas e sem mentiras, apenas uma boa leitura e interpretação.

Poderíamos ficar aqui escrevendo páginas e mais páginas sobre o trabalho excepcional da Hayman-Woodward Global Mobility Services. Mas, com todas essas informações e esclarecimentos, fica fácil compreender a forma
transparente e correta como esse trabalho é realizado.

Leonardo Freitas, CEO da empresa, lutou e batalhou muito para conquistar tudo que tem hoje. Ele é o “não advogado” que está revolucionando o sistema de Imigração no mundo e que, junto com toda a sua equipe, tem cumprido uma função principal: a realização de sonhos, sem fronteiras e sem barreiras.

 

Compartilhar

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!