Na Luz dos Quarenta
11 ago 2018
Enquanto ela dança, sorridente e feliz, os flashes disparam na mesma velocidade de sorrisos e gritinhos de satisfação em fazer parte da comemoração. A plateia é eclética, com todos os credos, profissões, nacionalidades. E a ecleticidade é apenas uma das facetas de sua personalidade: intensa, batalhadora, sonhadora, prestativa, são apenas alguns adjetivos que podem ser atribuídos a ela. Nem a beleza estonteante das dançarinas se compara a sua presença, sempre – sempre – contagiante. Assim é Luciana, essa brasileira americana que fala espanhol com sotaque dos hermanos, herança dos tempos que viveu na terra do tango.
Nos holofotes da comemoração, que incluiu amigos de longa data, familiares vindos do Brasil, colegas de trabalho, está a família construída com Ricardo Gaspar: são três filhos – Edward, Jordan e Krystal Khloe – centro de sua vida, por quem Luciana desistiu do trabalho no Departamento do Xerife de Manatee County como Child Protection Investigator, por outro trabalho na Academia Militar de Sarasota, para poder dedicar mais tempo a família. Aliás, dedicação é uma constante na vida de Luciana. Desde adolescente, quando trabalhava na organização e produção de micaretas pelo Brasil, até como abraçou a veia comunitária que existia desde suas empreitadas como jornalista no Brasil.
Luciana tornou-se um ícone na comunidade Brasileira, onde além de atuar como repórter para veículos de comunicação, atuou como link entre a comunidade, trazendo informações, sempre com a mão estendida para ajudar. Ao entrar no time dos enta Luciana pode se considerar uma vencedora, daquelas que até as adversidades acabam por transformarem-se em soluções. Foi assim quando após abrir uma padaria voltada para a comunidade brasileira que acabou fechando devido a evasão de brasileiros na comunidade, ela mudou o prumo, voltou para universidade e formou-se em Social Work, tornando oficial sua missão pessoal.
Hoje, no auge do sucesso pessoal, Luciana pode orgulhar-se de ser uma mulher admirada por sua perseverança, com uma liderança imprescindível na vida dos que a cercam, e com uma história onde uma menina sonhadora é capaz de transformar sonhos em realidade. Luciana pode olhar pra trás e orgulhar-se de sua trajetória, pois como diz a etimologia de seu nome, Luciana é luz, luminosa, brilhante mesmo.
Fotos: Tati Demozzi Photography