INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
25 ago 2018
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Inteligência Emocional é saber gerenciar os seus sentimentos nas situações do dia a dia, mas quais são as ferramentas que podemos usar para uma Inteligência Emocional saudável?
A base da Inteligência Emocional se resume em três pilares básicos: motivação, autocontrole e empatia.
A Motivação
A motivação é definida como entusiasmo. A definição desta palavra é bem clara no que ela invoca.
Entusiasmo, segundo o dicionário Houasis, é o estado de exaltação da alma; alegria, júbilo; admiração e arrebatamento.
Sua origem é Grega, e é composta pelos termos en + theos, o que significa “em Deus”. Os gregos antigos acreditavam que a pessoa entusiasmada estava com a presença divina, e assim poderia fazer as coisas acontecerem.
Encarar os desafios que a vida nos apresenta com motivação, é estar preparado para enfrenta-los e ver que na verdade, eles não são tão grandes como aparentam ser. É poder ser capaz de alterar tudo ao seu redor.
Por isso que é necessário enfrentar os nossos desafios com motivação desde o início, para depois, colhermos os frutos das nossas conquistas.
O Autocontrole
O autocontrole é essencial para a Inteligência Emocional. O desequilíbrio de seus sentimentos o leva a impulsos e decisões falhas.
É preciso entender que todo pensamento gera um sentimento e todo sentimento gera um comportamento.
Tendo isso em mente, é necessário compreender que você deve ter o controle de seus pensamentos, gerando assim um domínio dos seus comportamentos.
Sem o autocontrole, você continuará sendo escravo do tempo, continuará gastando por impulso com coisas que não vão te satisfazer, fará coisas contrárias aos seus valores e será submisso ao dinheiro.
Aprendendo a ter o autocontrole, você terá o comando da sua própria vida e de sua história!
Empatia
Este é sem dúvida, um dos maiores problemas da atualidade. Hoje são raras as pessoas que se colocam no lugar do outro, que tem empatia.
Se colocar no lugar do próximo é um dos mandamentos bíblicos, mas é o que menos vemos acontecer. É estranho como que o homem, um ser que foi criado para viver em sociedade, não tem empatia com o próximo.
A empatia é essencial para a Inteligência Emocional! Pensar e se colocar no lugar do próximo é proporcionar mudanças para as pessoas ao seu redor e para você próprio. Afinal, somos frutos daquilo que plantamos.
Agora que você tem consciência destes 3 pilares fundamentais, é preciso colocá-los em prática.
Motivação, Autocontrole e Empatia é tudo o que você precisa neste momento para ter um pleno domínio sobre os seus sentimentos, garantindo assim, uma paz interior, o controle de sua história e um caminho próspero para o sucesso.
Paz e Prosperidade!
Tiago Brunet