[layerslider id="15"]

Icla da Silva Foundation é referência no auxilio à vitimas da leucemia

Icla da Silva Foundation é referência no auxilio à vitimas da leucemia
28 fev 2020

Em nosso planeta a cada 3 minutos uma pessoa é diagnosticada como uma enfermidade de sangue, sendo a leucemia (doença maligna que atinge os glóbulos brancos e não tem origem conhecida) a mais presente na infância podendo levar à morte pela ausência de doador compatível.  Foi justamente esta tragédia que motivou a criação de uma das mais renovadas fundações de auxilio às vitimas da doença, a Icla da Silva Foundation. Ao longo de 27 anos, a ONG tem ajudado a salvar a vida de inúmeras pessoas.

Atualmente, a leucemia é o 9º tipo de câncer mais comum entre homens e o 11º entre as mulheres no Brasil. É também o tipo mais frequente em crianças e adolescentes. Nos Estados Unidos, a doença afeta mais de 20 mil pessoas a cada ano, com uma taxa de mortalidade alta. A Icla da Silva Foundation foi fundada em 1992,  na ocasião do falecimento precoce, aos 13 anos, da jovem Icla e respeita um de seus últimos desejos escritos em uma carta encontrada pela familia dias após sua partida, em que ela pedia ajuda para outros pacientes daquela terrível doença. “Aquilo serviu de combustível para todos nós, familiares e amigos de Icla, que queríamos atender ao seu último pedido, salvando outras vidas”, recorda Airam da Silva, irmão de Icla e idealizador da fundação.

Após 3 anos a lutar contra a leucemia, Icla morreu em Nova Iorque onde se tinha deslocado na esperança de obter um transplante de medula óssea que lhe salvasse a vida, mas nunca encontrou um doador compatível.

Atualmente, a Fundação é o maior centro de recrutamento de possíveis doadores para o Be the Match, o programa de medula óssea dos EUA, registrando anualmente cerca de 40 mil novos e potenciais voluntários ao banco de dados. Com escritórios espalhados pela costa Este dos Estados Unidos e em Porto Rico, a Fundação Icla da Silva tem desenvolvidos esforços contínuos para oferecer assitência e esperança a milhares de famílias nos Estados Unidos e por todo o mundo.

A missão da Fundação Icla da Silva é salvar vidas através do recrutamento de dadores de medula óssea e oferecer serviços acessórios às crianças e adultos que lutam para vencer a leucemia ou outras doenças que podem ser tratadas com transplantes de células estaminais. “Nosso objetivo é levar esperança a pacientes com enfermidades do sangue, que necessitam de uma segunda chance para sobreviver através da terapia celular”, explica o brasileiro.

Airam conta que embora os obstáculos financeiros sejam mais presentes, a grande dificuldade do trabalho está na desinformação, especialmente entre as minorias. “Isso faz com que latinos e afrodescendentes estejam muito pouco representados no Be the Match. Para se cadastrar como um possível doador basta passar dois cotonetes na parte interna da bochecha”.

A base genética brasileira é muito diversa, em virtude das várias etnias que compõem a população, portanto, é importante que cada vez mais brasileiros se cadastrem como possíveis doadores de medula óssea. Para efetuar o registro é necessário que os interessados tenham entre 18 e 44 anos e residam nos Estados Unidos.

O registro é gratuito e pode ser feito online: https://join.bethematch.org/AMOR. Preencha o formulário (em inglês ou espanhol) e solicite gratuitamente o kit com os cotonetes para o teste genético. Basta fazer a fricção dos cotonetes na parte interna da bochecha e colocar na caixa do correio, explicou Roosevelt, coordenador da Fundação Icla da Silva nos EUA.

Mais informações entre em contato com Carlos Wesley pelo telefone (646) 385-0671ou email carlos@icla.org

Compartilhar

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!