House Bubble “Bolha Imobiliária”
13 set 2018
Com a constante apreciação dos imóveis acima dos níveis históricos, algumas pessoas ficam preocupadas se estão indo para outra “house boom & bust”!
É importante lembrar que o mercado hoje é bem diferente de 12 anos atrás.
HOME PRICES – Sem dúvida que os preços dos imóveis alcançaram os níveis de 2006 em muitos lugares do país. Entretanto, depois de mais de uma década, os preços deveriam estar ainda mais altos baseados na inflação.
MORTGAGES STANDARS – Muitos pensam que os bancos estão, outra vez, facilitando os empréstimos que ajudaram a crise imobiliária. A verdade, porém, é que as exigências de hoje não são, nem de perto, parecidas com aquelas quando tivemos a crise.
FORECLOSURES RATES – A maior causa da crise imobiliária foi o número de “foreclosures” no mercado. Além de aumentar o número de imóveis fez, também, com que eles fossem vendidos entre 20% e 50 % de desconto. Hoje os números de “foreclosures” são menores do que eram antes da crise. Veja os números:
2003= 203,320(antes da crise)
2009=566,180(no auge da crise)
HOJE= 76,480. (40% menor que era em 2003 ,antes da crise).
HOUSE AFFORBABILITY – Contrário do que muitos pensam hoje e muito melhor do que antes da crise.
Os preços dos imóveis podem ser maiores, mas o custo ainda é menor do que a média histórica.
CONCLUSÃO: Depois de analizar esses quatro itens e comparar hoje com a década passada podemos concluir que, o mercado atual não é nada parecido com a “BOLHA IMOBILIÁRIA’ da década passada.
Márcia Veloso