[layerslider id="15"]

Curiosidades sobre o iate mais futurista do mundo

Curiosidades sobre o iate mais futurista do mundo
07 set 2018

CAPA BRAZILUSA SOUTH FLORIDA 36O gigantesco iate Sailing Yacht A, descrito por alguns como o mais “futurista” já construído, pertence a um milionário russo. O navio foi projetado por Philippe Starck e construído a um custo de 360 milhões de euros. A embarcação de 468 pés de comprimento tem dois motores diesel MTU de 4.827 HP, o que dá a ela uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance de 5.320 milhas náuticas.
Fabricado no estaleiro Nobiskrug, da Alemanha, o equipamento e a quilha da embarcação foram projetados pela holandesa Dykstra Naval Architects, enquanto a empresa britânica Magma Structures construiu seus três mastros de carbono de 100 metros.
O diretor da Nobiskrug, Holger Kahl, disse que Sailing “foi um dos projetos mais visionários em que a Nobiskrug esteve envolvida”. Já o diretor do projeto, Dirk Kloosterman, informou que este foi o trabalho mais desafiador de sua carreira. “O Sailing Yacht A será o maior iate do mundo em termos de design e tecnologia para os próximos anos. Sua beleza é de tirar o fôlego”.
Um design surpreendente e uma visão definitiva serão assunto de muitas conversas onde quer que ela viaje pelo mundo. Entre seus muitos recursos, o iate tem um heliponto na proa, garagens para quatro veículos e uma sala de vidro.
Ainda na fase de construção, o primeiro desafio de Kloosterman foi encontrar um estaleiro capaz de construir um navio desses. Poucos grandes estaleiros de águas profundas queriam correr o risco de um projeto tão radical, mas a compra da Nobiskrug de parte do pátio da HDW em Kiel, na Alemanha, apresentou uma oportunidade.
“Essa era uma instalação excelente, com suas grandes docas e o rascunho necessário para o projeto”, diz Kloosterman. “Em março de 2011, assinamos o contrato de pré-engenharia para começar. Ficou claro para o estaleiro que a equipe queria grande entrada e controle sobre a construção, para que o processo de licitação e licitação padrão com fornecedores terceirizados fosse descartado. O controle de custos de um iate a motor de oito andares com a nova dimensão de navegação seria um desafio “. Sailing Yacht A
O Sailing A é um iate motorizado de três mastros colossais – os maiores mastros de carbono do mundo – definem o iate à vela A, sendo que o principal eleva-se 100 metros acima da linha d’água – mais alto que o Big Ben.
A Magma Structures em Portsmouth, no Reino Unido, desenvolveu as únicas longarinas autônomas em fibra de carbono, o único material que poderia lidar com as tensões envolvidas; mastros deste tamanho não podem, de fato, ser construídos usando metais, de acordo com Damon Roberts, da Magma, e representaram um grande desafio para a equipe. “Como o conceito da sonda é inédito nesta escala, não havia respostas fáceis ou soluções padronizadas para nenhum dos desafios apresentados pelo projeto da sonda”, diz ele.
A GL Yachtverglasung (GLY), da Alemanha, desenvolveu o vidro do iate, incluindo o maior vidro curvo de todos os tempos: um baluarte de 1,8 tonelada e 15 metros à frente no convés da ponte. Dois outros grandes baluartes de vidro são encontrados no convés sete, com 11 metros de comprimento e na frente do convés do proprietário, com 14 metros de comprimento. A GLY também forneceu três peças de formato elíptico para a cápsula de observação subaquática que é moldada na quilha. Ao usar interlayers especiais GLY-MarineCobond durante a laminação, a empresa reduziu a espessura e o peso do vidro em até 50% em comparação com as janelas típicas.
Um dos fatores mais importantes do projeto foi manter o peso o mais baixo possível, então a escolha da propulsão foi fundamental. O objetivo era atingir uma velocidade de cruzeiro de 16 nós e uma velocidade máxima de 21 nós e poder navegar em silêncio. A solução era diferente de qualquer outra já instalada em um iate: um sistema diesel-elétrico personalizado. Com base num conceito básico de cruzeiros fluviais, a EMS em Hamburgo desenvolveu este sistema e, em seguida, a MTU, juntamente com a Vacon e a DEIF, levou-o mais longe.
O Sailing Yacht A trouxe muitas inovações para a industria marítima, mas nem todos são fãs da embarcação. No ano passado, um comentarista descreveu como mais “um cruzador para a marinha de Darth Vader do que um barco de recreio familiar para o Mediterrâneo”.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!