Como economizar nas compras de Natal
09 dez 2017
Não é novidade que a maioria dos brasileiros deixaram para fazer as compras de Natal na última hora, bem diferente dos americanos. Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudarão a organizar os gastos de Natal e de ano novo, visando um maior controle e custos menores.
Quem não se programou para fazer as compras à vista, precisa estar atento aos gatos no cartão de crédito, evitando o descontrole financeiro já nos primeiros meses de 2018. O ideal é agir, neste momento, de acordo com o seu padrão de vida, respeitando o orçamento.
Crie um orçamento e procure trabalhar dentro dele. Cuidado com o acúmulo de despesas. Evite compras em excesso no cartão de crédito que pode pode levar ao descontrole financeiro. Uma boa opção é separar o valor do seu orçamento em dinheiro (cash), assim será mais fácil permanecer no seu orçamento.
Economize na compra de presentes
- Faça uma lista. Coloque nela o nome de quem deseja presentear e o valor estimado para cada presente. Com isso, o controle sobre os gastos é maior e o risco de extrapolar na hora das compras é menor.
- Pesquise minimamente os preços. Se almeja presentar seus familiares e amigos nesse final de ano, pesquise os preços em pelo menos três lugares diferentes. Inclua também na sua pesquisa, lojas online, pois nessas datas, elas geralmente possuem promoções e fretes mais em conta e muitas vezes free.
- Dependendo da loja, se for um negócio pequeno, não tenha medo de pechinchar. Procure negociar com os comerciantes, sempre mantendo o bom humor. Caso a compra seja paga em dinheiro, não tenha vergonha de pedir descontos, o que eles podem fazer porque não pagarão a taxa do cartão.
Economize nas confraternizações
- Nas confraternizações que ocorrem em bares e restaurantes, prefira ter conta individual para controlar melhor os seus gastos e pagar somente pelo que consumiu.
- Evite os excessos no geral. Mantenha cautela tanto no consumo de alimentos quanto de bebidas, principalmente alcóolicas. Com isso, você evita o desperdício e o descontrole.
Economize na ceia e festas em casa
- Para a ceia de Natal e as festas en casa, cuidado para não pecar pelo excesso. Procure verificar cuidadosamente o número de pessoas que participarão da ceia/jantar ou coquetel para ter um controle maior sobre a quantidade de itens a serem utilizados. Certifique-se de que a “mesa farta” não vire um festival de sobras e desperdício.
- Mantenha a calma no supermercado lotado.
- Ao fazer as compras de alimentos em grandes quantidades, opte por mercados atacadistas. Geralmente nessa época do ano, eles têm mais opções e também fazem promoções especiais.
- ‘Considere dividir as despesas. Os anfitriões da festa não precisam arcar com todos os gastos sozinhos, por isso divida-os com familiares e amigos que pretendem participar das confraternizações. Para dividir gastos peça que cada convidado leve um prato de doce ou salgado ou até mesmo alguma bebida. Assim, a cooperação é mutua e a ceia mais diversificada em sabores.
Resumindo, a moderação se aplica em tudo na vida e também deve ser usada nesta época do ano.
Boas Festas!!!!